Alimentação Saudável: 5 Dicas para este Verão!

A época de calor é sinónimo de muitas coisas como férias, sol, praia, gelados, petiscos… A Mygon está sempre contigo e decidiu reunir um conjunto de dicas para uma alimentação saudável mas com sabor neste Verão! Para isso contou com a ajuda de Catarina Cachão Bragadeste autora do blog “Diário de uma Dietista” e do livro “Emagreça em Casa”.

1. “É muita fruta!”

Cuidado com a fruta! Apesar de parecer inofensiva não te podes esquecer que “não existem frutas sem açúcar”, ou seja, “devem ser ingeridas com moderação”. “Uma dose de fruta deve ter em média 15g de açúcar”. Mas para avaliar isso “não nos devemos guiar pela intensidade do sabor «doce» de cada fruta, pois esta pode estar pouco maturada ou conter muita água e assim o adocicado ser menos percecionado, não significa que não exista”, explica a mestre em doenças metabólicas e comportamento alimentar.

2. Snacks!

“Fraciona as refeições em pequenos lanches, para manter a saciedade e o controlo emocional sobre as tuas escolhas”, sugere a nutricionista:

  • Frutas frescas e oleaginosas (nozes, amêndoas, etc.)
  • Barras proteicas
  • Tostas saudáveis

3. Bebidas!

Anda com uma garrafa sempre contigo para conseguires “uma correta hidratação através de água ou bebidas não açucaradas como infusões ou chás frios”, refere Catarina Bragadeste.

4. Não pares de te mexer!

Não fiques o dia todo no sofá em frente à ventoinha. “Mantém um nível de atividade física semelhante ao resto do ano, mesmo que seja em férias, programa caminhadas/corridas, nada, joga, dança…” enumera a autora do blog.

5. Na esplanada:

Certamente ir a até uma esplanada com os amigos torna-se um ritual no verão! As tentações são muitas, mas existem várias opções à tua disposição, é uma questão de saberes escolhê-las bem!

A licenciada em Dietética aconselha a optar pelo tradicional com os seguintes petiscos:
– Marisco cozido ou com pouca gordura
– Caracóis
– Tremoços
– Saladas frias

Para não ficares com a garganta seca:
– “Batido de frutas (evita os sumos) ou águas aromatizadas/chá frio sem açúcar”
– “Evita bebidas alcoólicas, dentro destas, a opção mais inofensiva será imperial/cerveja”

Agora já não tens desculpas para engordares uns quilinhos! Tens aqui as ferramentas necessárias para um verão saudável!

Não deixes de ler o nosso artigo que te vai dar a conhecer As 35 Melhores Esplanadas em Lisboa e de espreitar a nossa coleção de Esplanadas no Porto!