6 Dicas para um Natal mais Saudável!

Está a chegar uma das alturas mais aguardadas, mas também mais temidas: o Natal! A família reúne-se à volta da mesa e entre conversas e trocas de presentes é difícil resistir às tentações gastronómicas. A Mygon quer que tenhas uma época festiva sem arrependimentos e, como tal, pediu ajuda à nutricionista Ana Brázia Santos para te apresentar um conjunto de dicas para um Natal Mais Saudável.

1. Confeção dos pratos

Boas notícias! “A nossa tradição é bastante boa do ponto de vista nutricional: polvo ou bacalhau para a consoada e cabrito, borrego ou peru no dia de Natal”, esclarece a nutricionista. A forma como estes são confecionados é que define quais as melhores escolhas. Mas não te preocupes, é possível fazer pratos saudáveis e deliciosos desde que saibas os truques certos.

  • “Utiliza ao máximo ervas aromáticas e especiarias, é a forma mais simples e saudável de o fazer”, aconselha Ana Brázia Santos.
  • “O alho, a cebola e o azeite são também indispensáveis para todo um conjunto de aromas e sabores”, acrescenta.

2. Controlar o apetite

A Mygon sabe que nestes dias a tentação é muito grande, mas para que não haja desculpas para perderes a cabeça a Ana Brázia Santos deixa-te algumas sugestões:

  • “Iniciar a refeição com a sopa de legumes é uma excelente forma de «acalmar» o apetite.”
  • “Como os olhos também comem e o petiscar não é o nosso melhor aliado, sugiro que coloques o que queres realmente saborear num único prato e em pequenas quantidades de cada um”. Desta forma consegues ter “um controlo sobre as porções, sem deixar de provar um pouco de tudo”.

3. Bebidas alcoólicas

Não é só a comida que está presente durante estes dias, também as bebidas alcoólicas. São inúmeros os brindes entre família e amigos para celebrar a época. E sem termos noção disso ingerimos imensas calorias. Para contornar esta absorção deves:

  • Para os apreciadores de vinho à refeição intercala “a sua ingestão com água, diminuindo assim a quantidade ingerida”.
  • “Relativamente às outras bebidas, quanto maior o grau alcoólico, mais calorias estas têm. Se as ingerires após a refeição, a velocidade com que é absorvida é mais lenta,” elucida.

4. Fruta

A fruta deve estar sempre presente na tua alimentação, mas existem peças que te podem ajudar especialmente nestes dias.

Dá primazia à “fruta da época, contudo, sendo uma altura de alguns excessos, poderás dar preferência aos frutos silvestres e à romã, ambos ricos em antioxidantes”, explica a nutricionista.

5. Acompanhamentos

Neste dias todas as calorias contam, mesmo nas coisas que parecem mais insignificantes. A Ana Brázio Santos diz-te quais as melhores opções de acompanhamento:

  • “Os de excelência são sem dúvida os hortícolas, e estes devem estar em maior proporção em relação aos outros protagonistas”.
  • “Experimenta substituir a batata “convencional” pela doce, preferindo assada ou cozida”.

6. Evitar excessos

Para terminar, tenta criar pequenos novos hábitos saudáveis que podem fazer toda a diferença e que te  vão ajudar a ti e à tua família a resistir aos excessos sem esforço.

  • “A forma mais simples de controlar é logo no início, reduzindo as quantidades que cozinhas e/ou que compras. Reduzindo as quantidades, reduz-se também as sobras, que muitas das vezes se mantêm durante algumas semanas após o Natal,” aconselha.
  • Implementa atividades em que coloques a família em movimento para gastar “calorias e evitar algumas tentações,” que muito provavelmente terias ao estar “sentado à mesa ou no sofá”.

Para que continues no bom caminho para uma alimentação equilibrada descobre a coleção Só Comida Saudável da Mygon!