Dia Mundial da Fotografia: Os 5 Restaurantes Mais Instagramáveis do Porto

Quando abrimos as nossas redes sociais é quase imediato vermos uma imagem de comida. Sejam croissants de diferentes sabores e formas, comida perfeitamente empratada ou um brunch com uma grande variedade de produtos com um aspeto delicioso, a verdade é que a decoração dos restaurantes que vemos nas fotografias online é cada vez mais importante quando decidimos onde vamos almoçar ou jantar. No Porto, há cada vez mais espaços que, para além de uma comida divinal, são também particularmente conhecidos pelo seu interior. Paredes pintadas e desenhadas, uma vista sobre a cidade, quadros estrategicamente colocados nas paredes ou sofás com cores vivas e trendy prometem ser a receita ideal para as melhores fotografias no Instagram.

Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, a Mygon preparou para ti uma lista com os 5 restaurantes mais instagramáveis do Porto que não vais mesmo querer perder este verão:

Flow Restaurant & Bar

Prepara o teu telemóvel porque no Flow Restaurant & Bar vais querer fotografar tudo!  Fundado por 2 amigos com o desejo de criar um projeto inigualável no coração da cidade do Porto, o restaurante oferece uma carta deliciosa que junta sabores da cozinha mediterrânea com sabores da cozinha tradicional portuguesa.  Situado num edifício neo-árabe, o Flow Restaurant & Bar tem uma decoração requintada que mistura elementos clássicos e modernos numa aliança absolutamente irresistível. Dentro do espaço, é possível encontrar 3 áreas distintas: o restaurante, o bar e o terraço, que trabalham num circuito dinâmico para que o cliente possa experimentar diferentes conceitos num mesmo lugar. Do menu, composto por pratos elaborados com criatividade e amor pela cozinha, podemos destacar o risotto de beterraba, queijo stilton, endívias e macadâmias bem como a caçarola de lulas, gambas, polvo, bivalves e algas.

Flow Restaurant & Bar
Flow Restaurant & Bar

 

Panorâmico Portucale

Situado no 14º andar de um prédio,  o Portucale tem uma vista magnífica sobre o Douro e a cidade do Porto. Com uma atmosfera intimista e descontraída, o restaurante tem uma decoração cuidada com mobiliário da década de 50 e janelas amplas que permitem observar o rio, o mar e as montanhas tanto ao almoço como ao jantar. Considerado por muitas pessoas como o restaurante mais emblemático do Porto, o Portucale aposta desde o primeiro dia na gastronomia regional e internacional com um toque especial de cozinha de autor. A experiência de quem visita o Portucale é única: as sobremesas são confecionadas no restaurante com produtos frescos e de máxima qualidade e alguns pratos acabam de ser preparados mesmo à frente dos clientes. Para quem aprecia um bom vinho, a carta é de sonho, com reservas de grande qualidade à disposição dos verdadeiros adeptos da bebida.

Panorâmico Portucale
Panorâmico Portucale

 

Vogue Café Porto

Antes de te apresentarmos este espaço, vamos dar-te um conselho: tem o teu telemóvel ou câmera prontos ao entrar porque aqui tudo é de sonho e merece ser recordado vezes sem conta! Com um ambiente elegante, trendy e moderno, no Vogue Café Porto tanto a comida como as bebidas são apresentadas de forma cuidada e visualmente apetecível. Com um menu que dá destaque a tudo aquilo que a gastronomia europeia tem de melhor, este restaurante parece ter sido tirado diretamente das páginas da revista Vogue. Para te abrir o apetite, podemos destacar 2 pratos do menu: a salada de melancia, queijo feta, rúcula, nozes e azeite virgem ou o salmão assado com ervas, risotto de açafrão, alho francês e lima. Os cocktails, por sua vez, são refrescantes e feitos com todo o cuidado a pensar naqueles dias mais quentes de verão.

Vogue Café Porto
Vogue Café Porto

 

Fava Tonka

Localizado em Leça da Palmeira, o Fava Tonka define-se como um restaurante de comida sazonal, da época, e orgânica com matriz vegetariana. Com uma cozinha maioritariamente biológica, este espaço não abdica dos prazeres da comida e tem opções vegetarianas e veganas para todos os gostos. Aberto desde agosto de 2018, até os pratos onde é servida a comida, feitos à mão, prometem tornar as tuas fotografias fantásticas! Nos lugares disponíveis ao balcão, é possível veres a comida a ser confecionada na cozinha enquanto aproveitas o ambiente relaxado e acolhedor do restaurante. Dois dos pratos que podes experimentar nesta altura do ano são a tosta de cebola, queijo e trufa, ou a beterraba com endívias e alho negro. A decoração, com elementos tropicais que remetem para a natureza, vai dar-te a sensação de que estás em casa a aproveitar um bom almoço ou jantar.

Fava Tonka
Fava Tonka

 

Uva by Cálem

Com uma localização privilegiada junto à beira rio onde o Porto e o Rio Douro são cenário, aqui é possível degustar vinhos de qualidade e saborear comida tipicamente portuguesa. Na sala e no bar, a decoração esteve a cabo de Paulo Lobo e a esplanada, praticamente em cima do rio, é o local ideal para quem gosta de aproveitar o bom tempo com comida deliciosa. A carta é assinada pelo chef António Vieira e conta com entradas, pratos para partilhar, peixe e marisco, carne e sobremesas bem portuguesas. A bonita vista pode ser apreciada tanto da esplanada como do interior do restaurante e a luz natural que entra no Uva by Cálem torna o ambiente intimista e tranquilo. Sim, nós sabemos: já estás a imaginar todos os pores do sol inesquecíveis que vais poder apreciar e fotografar neste espaço na companhia dos teus amigos ou família. 

Uva by Cálem
Uva by Cálem

 

Começa já a encontrar um espaço na agenda para ires conhecer estes restaurantes e tirares umas boas fotografias para atualizares o teu Instagram! Se tiveres mais sugestões de restaurantes instagramáveis no Porto que não podemos mesmo perder, diz-nos nos comentários.