Alimentação: Refeições Saudáveis Fora de Casa!

Resoluções de ano novo todos temos! E algumas são comuns entre a maioria das pessoas. Melhorar a alimentação é uma delas. A Mygon falou com Vanessa Silva, autora do blog Prazeres Saudáveis, para te dar as melhores dicas de como fazer refeições saudáveis para comer fora de casa sem cair em tentações.

Vanessa Silva tem 27 anos e já chegou a pesar 112 quilos. Atualmente pesa apenas 70 e é uma apaixonada por culinária. Foi um caminho difícil, no qual experimentou diversas dietas, e onde perdeu e recuperou peso. Aliar a alimentação saudável ao exercício foi a chave do seu sucesso.

Reeducação alimentar

Foi este o conceito que adotou durante o seu percurso de perda de peso. “Sempre o encarei como uma reeducação alimentar e não como dieta! Dieta é uma palavra assustadora, parecia uma obrigação e na realidade apenas estava a aprender a comer melhor e a gerir as quantidades”, conta.

O mais difícil para Vanessa Silva neste processo foram as primeiras semanas. “O corpo estava a adaptar-se a este novo regime, tinha sempre a sensação de fome, mas na realidade não, pois apesar de estar em dieta comia bem”, explica. Depois “é necessário manter uma regra alimentar sempre e não apenas durante alguns dias”, completa a blogger.

Exercício Físico

Ao início a apaixonada por culinária detestava fazer desporto. “O meu peso não ajudava à sua prática, 2 minutos de exercício pareciam horas, mas o tempo, a habituação, a força de vontade e a alegria de ver os resultados positivos na balança, fizeram do desporto uma das minhas grandes paixões”, confessa. Para além de que o exercício ajuda “a compensar os pequenos abusos” e o controlo de peso.

Ir ao restaurante

Ir ao restaurante não é desculpa! “Em qualquer restaurante existem, como é lógico, pratos mais pesados, mas existem também pratos mais leves”, remata.

“A verdade é que nós é que complicamos: para mim é muito simples, por exemplo, peço cozido apenas com legumes e carnes menos gordas e está resolvido! Em último caso, se for um restaurante em que não exista essa possibilidade, existe sempre a opção de ovos e bifes, rapidamente fazem uma omelete ou um bife grelhado”, desmistifica a autora de Prazeres Saudáveis. A sopa evito sempre pois nos restaurantes são feitas com muita batata e poucos legumes.”

Snacks

Prepara de véspera! Em apenas 5 minutos consegues ter tudo pronto para levar na marmita e assim consegues ir petiscando várias vezes ao longo do teu dia. Vanessa Silva aconselha:

– “Uma peça de fruta, iogurte e frutos secos”;

– “Legumes crus (aipo, cenoura, e pimento vermelho) com pasta de húmmus ou maçã verde com pasta de amêndoa ou caju, são muito saudáveis e práticos, quer para levar para o trabalho ou na mala para comer em outras situações”;

– Ovo cozido ou uma sandes.

“A reeducação alimentar é extremamente difícil, ninguém pode dizer o contrário”, confessa a blogger. “Só com muito esforço e vontade se consegue esta alteração, o nosso corpo está habituado a uma determinada alimentação e essa súbita mudança não é fácil, mas não é impossível!”

“O conselho que dou é não experimentem fazer dietas extremas, mas sim criarem um estilo de vida que vos ajude a sentir melhor, com mais vitalidade e energia. Às vezes uma redução simples ou uma pequena alteração alimentar é o suficiente para notar o início da mudança”, motiva Vanessa Silva.

A mudança depende de ti mas a Mygon também quer dar-te uma ajudinha. Para isso, espreita a coleção de restaurantes Só Comida Saudável.