Santos Populares 2017: Os arraiais que não vais querer perder em Lisboa!

Junho é, muito provavelmente, um dos meses preferidos dos lisboetas! Santo António nem sequer é o padroeiro da capital – pois é, o verdadeiro santo padroeiro da cidade é São Vicente -, mas a celebração do seu dia, a 13 de junho, é o motivo das festividades dos Santos Populares que se multiplicam por Lisboa!

O ponto alto é na noite do dia 12, com as marchas populares a descerem a Avenida da Liberdade, mas as Festas de Lisboa estendem-se por todo o mês de junho. Por isso, a Mygon dá-te várias sugestões de arraiais e outros eventos que não vais querer perder nas próximas semanas.

1. Arraial Vila Berta – 2 a 13 de junho

vila berta

É um bairro típico localizado na zona da Graça e dispensa apresentações no que toca à celebração dos Santos Populares. Aqui podes contar com os elementos comuns de um bom arraial: sardinha assada, pão, caldo verde e ainda bailarico pela noite dentro.

Se não gostares de sardinhas, vê aqui onde podes comer alguma coisa ali perto antes de começares a dar um pézinho de dança.

2. Miguel Araújo – 9 de junho

miguel araujo

Este ano os Santos Populares estão completamente dedicados à música portuguesa. Miguel Araújo vai juntar-se às festas de Lisboa com um concerto de apresentação do seu novo álbum “Giesta”. O encontro já está marcado para o dia 9 à porta dos Armazéns do Chiado, pelas 19 horas.

3. Santo António em Alvalade – 9 a 18 de junho

festa de alvalade

A decorrer no Parque de Jogos 1º de Maio, o bairro de Alvalade proporciona aos seus habitantes e a todos os que queiram visitar um arraial dos santos populares repleto de música tradicional, mas também fado, funk, world music e música infantil.

4. Festa da Diversidade – 16 e 17 de junho

O centro de Lisboa vai encher-se de cultura e dar visibilidade e reconhecimento a vários trabalhos. Durante um fim de semana a Festa da Diversidade pretende dar-te a conhecer o trabalho artístico de cerca de 25 associações.

5. Arraial Lisboa Pride – 24 de junho

arraial lisboa pride

O Arraial Lisboa Pride está de volta pela 21.ª vez. Aqui celebra-se a igualdade e o combate à discriminação. O local é o mesmo do costume. É já dia 24 que o Terreiro do Paço se vai encher de música e muita cor. Um arco-íris de festa que conta ainda com atividades para crianças, artesanato e hubs de trabalho associativo. Não vais querer perder este que é o maior evento intersexo em Portugal!

6. Grande Arraial de Benfica – 22 a 25 de junho

benfica arraial

Se não queres perder um bom arraial então o Grande Arraial de Benfica é uma paragem obrigatória. A decorrer na Alameda Padre Álvaro Proença, este ano o evento conta com dois palcos pelos quais irão passar nomes da música portuguesa como Quim Barreiros, D.A.M.A, Anaquim, Carminho e Sérgio Godinho.  

7. Out Jazz -4, 11, 18 e 25 de junho  

out jazz

O Out Jazz é um evento de música amplamente conhecido na capital. Nasceu no ano de 2006 e tem o propósito de promover a música nos jardins de Lisboa, realizando ciclos de concertos de jazz e DJ’s. No mês de junho realiza-se no Jardim do Campo Grande a partir das 17h.

8. Baila Comigo Lisboa

SONY DSC

Para terminar em beleza deixa-te levar pelo ritmo das danças latinas! A Praça do Comércio vai transformar-se numa verdadeira pista de dança com vista para o Tejo. O desafio é aguentares 3 horas sem interrupções. Alinhas? A despedida está marcada para dia 1 de julho.

Opções não vão faltar, certo? Por isso o melhor é mesmo seguir estas sugestões e aproveitar uma das épocas mais festivas em Lisboa!