Aprende a fazer Cocktails para a Passagem de Ano!

É já amanhã a tão aguardada noite de fim de ano. E para uma ocasião tão especial como esta precisas de uma bebida à altura. Arrisca fazer cocktails para a passagem de ano e brinda com aqueles que mais gostas. A Mygon esteve a falar com o bartender Jaime Montgomery para te desvendar alguns truques. Vai ser sucesso garantido!

O que beber antes, durante e depois?!

  • Para começar a noite, antes de jantar, o cocktail mais indicado para aperitivo “é algo seco ou cítrico, com o intuito de começar a salivar abrindo o apetite para a refeição”, explica Jaime Montgomery.
  • Vamos saltar a parte do jantar. O bartender recomenda “após a refeição algo mais adocicado ou com um teor alcoólico um pouco mais elevado para se beber com tempo e ajudar na digestão”.
  • Já a pensar no dia seguinte e nas possíveis ressacas o cocktail “mais usual é o Bloody Mary”. Na sua perspetiva “não existe um cocktail apropriado. O melhor mesmo é beber muita água e dar uma pausa ao corpo.” E atenção que neste caso “no que toca ao álcool a escolha de produtos com qualidade faz toda a diferença”.

Dar um toque especial

“Algo muito importante é ter conhecimento de sabores individuais, e a partir desse ponto começar a trabalhá-los. O equilíbrio, textura, percepção de sabores, efeito visual, todos eles são fulcrais para um bom cocktail”, refere o considerado barman do ano.

“Fugir ao comum é muito importante. Cada vez mais estamos a procurar aditivos e ingredientes fora do comum. E realmente são esses produtos que acabam por surpreender o consumidor, dando assim experiências novas”. Experimenta usar especiarias e pimentas que tenhas por casa e obtém um gosto diferente do habitual.

Não há desculpas…

Se estás a pensar que não tens o que é preciso em casa, desengana-te! É possível substituíres as “ferramentas” de barman por utensílios que existam na cozinha. “Até são muito parecidas, apenas foram adaptadas para a facilidade de trabalhar no bar. Possivelmente só mesmo o shaker é que é insubstituível, mas hoje em dia já pode ser adquirido em qualquer supermercado” remata Jaime Montgomery.

Não tenham medo de arriscar. “Se não experimentarmos novos produtos e sabores, não conseguimos acompanhar as tendências e a evolução”, afirma. Para os consumidores em geral é difícil identificar sabores e encaram o cocktail como uma bebida complexa. “O melhor mesmo é ser guiado por um bartender, pois torna a experiência mais fácil e memorável. Peçam a receita do vosso cocktail favorito e tentem em casa. Se não tentarmos nunca conseguimos”, aconselha Jaime Montgomery.

Esta Passagem de Ano aproveita para te divertires ao máximo, mas em 2017 vão haver muito mais noites para descontrair de copo na mão. Espreita a nossa coleção de Discotecas para ficares a par dos melhores sítios para dançares pelo ano fora. A Mygon deseja-te um Feliz 2017 na nossa companhia!