Passeio na Cidade: Telheiras

É um dos melhores bairros para se viver em Lisboa, é jovem, tem espaços verdes e até tem um festival: vamos conhecer Telheiras.

Na Lisboa dos anos 60, a Aldeia de Telheiras era um pequeno povoado surgido em torno da Estrada de Telheiras que ligava o Lumiar a Carnide. Apenas havia uma igreja, um convento e algumas quintas de cultivo. Nos anos 70 foi desenvolvido um projeto de urbanização de Telheiras pela sua localização central e acessibidades próximas: a Avenida Padre Cruz, que coloca o bairro a poucos minutos do centro da cidade, o Eixo Norte-Sul e a 2ª Circular. O bairro atraiu muitos jovens, altamente qualificados e com perspetivas de carreira, pelo que Telheiras é conhecido como o “bairro dos doutores”.

Hoje é um bairro simpático, dinâmico e onde se pode fazer as mais diversas atividades: os espaços verdes e ruas amplas são propícias à prática de atividade física ao ar livre, nomeadamente andar de bicicleta. Para jogar à bola com amigos, pode reservar um campo no In The Sports – Telheiras ou no espaço Around the Future. Se preferir aulas de grupo visite o ginásio Elispace. Para terapias mais alternativas pode procurar o Reiki & Terapias ou o CMS – Espaço Terrapuriano que têm Yoga, Reiki, Shiatsu, massagens e outras técnicas para aumentar o seu bem estar físico e emocional.

Em Telheiras, encontramos dos melhores bares, pastelarias e restaurantes de Lisboa. Para lanchar, sugerimos as bolachas do Querubim, os gelados da Artisani, as sandes da Fábrica do Pão ou os bolos da Padaria Portuguesa. A Domino’s Pizza abriu o primeiro espaço em Telheiras e os hambúrgueres do Honorato são de comer e chorar por mais.

Entre os restaurantes em Telheiras destaca-se o Manjar de Telheiras, a Tasca dos Petiscos, o T’Chef e a Taberna Gourmet. Os sabores do Oriente estão presentes no Wok Ninja, no indiano Kaprixu, no chinês Xiang e no restaurante de sushi Chirashi. Depois de jantar num destes restaurantes de Lisboa, passe pelo Telheiras Concept Bar para beber um copo ou pelo Tuareg Al-Andaluz para provar um chá aromático ou um Narguilé. Para provar um bom vinho ou uma cerveja artesanal, visite o espaço Wines 9297.

Jardim Professor António de Sousa Franco   Fonte: Viver Telheiras

Telheiras é conhecida pelo dinamismo, espírito cívico e união dos seus moradores. O Parque Hortícola de Telheiras, integrado no projeto de hortas urbanas da Câmara Municipal de Lisboa, traz os ares do campo ao centro da cidade. O Festival de Telheiras, que vai na 7ª edição, junta moradores, comerciantes e visitantes no jardim, num programa com workshops, aulas, debates, espetáculos e atividades desportivas.

Se quiser saber mais sobre este oásis urbano, visite a plataforma Viver Telheiras, onde pode encontrar notícias, eventos e informação sobre o bairro. Dê um salto a Telheiras, um dos melhores bairros para se viver em Lisboa, e dê-nos a sua opinião na janela de comentário.Veja aqui os outros bairros da rubrica Passeio da Cidade.