10 Locais para beber cerveja artesanal em Lisboa!

Conheça os melhores locais para beber uma cerveja artesanal em Lisboa.

Água, lúpulo, malte e levedura. São estes os quatro principais ingredientes de uma das bebidas mais consumidas em Portugal. Muitos são os que a escolhem como a companhia perfeita para regar a conversa entre amigos, para acompanhar um prato de tremoços, uma refeição mais condimentada, ou simplesmente para refrescar. A cerveja é rainha num país onde o vinho é rei e às clássicas de produção industrial ganham cada vez mais apreciadores as cervejas artesanais.

Já não é só uma tendência nem uma coisa de nichos, há cada vez mais seguidores desta moda que parece ter vindo para ficar. Entre industriais e artesanais, dizem os peritos que a grande diferença está na seleção criteriosa e na qualidade dos seus ingredientes, e sobretudo numa dose extra de um ingrediente fundamental no processo de produção: o amor!

Se este mundo ainda é desconhecido para si, tem de vontade de experimentar e só não sabe onde ir, a Mygon selecionou os 10 melhores spots em Lisboa para beber cerveja artesanal. Não há melhor maneira de descobrir os sabores de uma técnica milenar que mistura tradição e inovação à maneira clássica de consumir cerveja, do que viajando pelos bairros históricos da capital:

1. Lisbeer

Aqui o difícil vai ser escolher. São 250 as cervejas que compõem a carta com mais de 50 páginas deste espaço meio escondido em pleno coração de Alfama. Belgas, alemãs, holandesas, americanas…há para todos os gostos. Se o objetivo for provar a maior variedade possível, pode optar pelo menu especial de degustação, que chega à mesa com seis copos de 10cl acompanhados por seis tipos de queijo, um para cada cerveja. Se é novato nestas andanças, há uma espécie de roteiro de iniciação que começa nas mais fáceis e termina nas mais encorpadas e de paladar mais exigente.

2. Empório da Cerveja

Localizado junto ao jardim do Príncipe Real, são 50 metros quadrados mas os suficientes para arrumar mais de 100 variedades de cervejas artesanais vindas de todo o mundo. A maioria está disponível em garrafa, mas também encontra algumas à pressão, pode comprar para levar ou consumir por lá. Se optar ficar por lá, azeitonas, tremoços e patés com pão são alguns dos aperitivos oferta da casa para acompanhar a sua cerveja.

3. Cerveteca

Mais um espaço no bairro do Príncipe Real, que afirma ter cerveja artesanal para todos os gostos, até mesmo para quem não gosta de cerveja, para essas pessoas há uma feita de frutos vermelhos que sabe a tudo menos…a cerveja. Também a escolha ultrapassa a centena, entre belgas, dinamarquesas, escocesas, inglesas, norueguesas, alemãs, holandesas, portuguesas e uma cerveja francesa. Por questões de protagonismo, a cerveja artesanal é a única bebida alcoólica que vai encontrar por aqui.

4. Duque Brewpub

Este pub na Calçada do Duque, para além da produção própria tem a particularidade de só servir cerveja artesanal portuguesa. Nesta casa existem nove torneiras com cerveja à pressão e duas delas são da marca produzida no próprio espaço. As restantes são de marcas artesanais nacionais, servidas em copos de 20 ou 40 cl, e há ainda em garrafas que pode comprar e levar para casa. São mais de 70 marcas de cerveja artesanal, e que podem chegar à mesa acompanhadas de tostas e petiscos tradicionalmente portugueses.

5. Dois Corvos

Visitar a tap room da Dois Corvos é como ir beber diretamente da fonte. Na fábrica em Marvila onde é produzida à mão, segundo os métodos tradicionais e com ingredientes naturais, é possível acompanhar de perto todo o processo de produção, trocar impressões com os responsáveis e, no fim, sentar-se e degustar o que acabou de ver acontecer. Há uma oferta permanente e uma outra que se chama Marvila Series e que são pequenos lotes de experiências para testar novos ingredientes, usar novas técnicas, ou simplesmente por pura diversão que nunca chegam a ser engarrafadas. A cerveja está disponível em garrafas de 33 cl, mas também barris de 20 e 50 L, se quiser pode levar para casa.

6. Zymology

Em português zimologia é a área científica que estuda o fenómeno da fermentação e deu nome a este espaço, no Chiado, onde é possível comprar e provar algumas das melhores cervejas artesanais nacionais e estrangeiras. Por aqui estão sempre disponíveis nove torneiras de cerveja à pressão, sendo que uma delas é sempre dedicada a novos produtores caseiros. Pode beber aqui ou comprar a garrafa para levar para casa, tem mais de 200 referências para escolher e se estiver indeciso há um profissional para o aconselhar. Se quiser tornar-se um especialista em cervejas certificado, em breve, poderá frequentar um curso de beer sommelier na Zymology.

7. Alemão da Bica

Virado para o famoso elevador da Bica, este é um projeto de uma portuguesa e de um alemão, que trouxeram para o pitoresco bairro alfacinha as típicas cervejas alemãs. Pouco mais de 25 metros quadrados decorados com mesas de xadrez, antigas cadeiras de cinema e mobiliário vintage, um espaço para visitar com um grupo de amigos e onde pode acompanhar a bier com uns pretzels recheados ou com as famosas salsichas alemãs.

8. Montana Lisboa Café

Fica no Cais do Sodré e é um misto de galeria de arte urbana e cafetaria. De um lado as prateleiras com as latas de spray que pode comprar se for adepto dos graffiti, do outro a cafetaria onde se vendem os bagels grafitados (sim, aqui os famosos pedaços de pão em forma de anel ganham a cor que lhe quiser dar), que pode acompanhar com cerveja artesanal portuguesa, vinda diretamente da Oitava Colina. O Tejo está mesmo ali a dois passos, literalmente.

9. Pub Lisboeta

Com um pé no Bairro Alto e outro no Príncipe Real, este é um gastropub onde o ambiente intimista e a música de fundo o transportam rapidamente para um típico pub londrino ou parisiense. Um espaço que mistura o moderno com os objetos vintage, e onde as cervejas artesanais se destacam acompanhadas de tábuas de queijos e enchidos.

10. Cervetoria

Situado perto do Jardim do Arco do Cego e do Instituto Superior Técnico, é um espaço para todos mas escolhido especialmente por estudantes que optam por ali terminar o dia em conversas entre amigos, o próprio nome a isso sugere, numa mistura entre cerveja e reitoria. Para já não há marcas nacionais, mas internacionais são mais de 40 referências, vindas da Bélgica — o país mais representado —, Escócia, Alemanha, EUA, Inglaterra ou Espanha. Quando um barril termina abre-se outro de origem diferente, por isso, se optar pela cerveja à pressão e se quiser repetir a mesma dose isso pode não acontecer.

Siga as sugestões da Mygon e vá à descoberta dos sabores da arte da cerveja caseira. Há quem diga que depois de experimentar não vai querer outra coisa! Mas não se esqueça, beba com moderação!