Passeio na Cidade: Mouraria e Martim Moniz

A Mygon convida a um novo Passeio na Cidade, desta vez ao mais multicultural dos bairros lisboetas: a Mouraria, com uma passagem pelo Martim Moniz.

O próprio nome revela a origem do bairro: foi nesta zona da cidade que os muçulmanos foram confinados depois da conquista de Lisboa em 1147 por D. Afonso Henriques. Este terá sido o primeiro vestígio da multiculturalidade de Lisboa, visível na Mouraria dos dias de hoje, onde é possível encontrar pessoas das mais diversas etnias e proveniências, de Ásia a África.

A multiculturalidade reflete-se na oferta gastronómica da zona. Aqui podemos encontrar o restaurante indiano Food Village, a italiana Cantina Baldracca, o vietnamita Pho-Pu, o moçambicano Cantinho do Aziz, o chinês Hua Ta Li e o gôes Tentações de Goa.

Os sabores exóticos convivem em harmonia com os sabores tradicionais portugueses. O Amoraria, o Zé da Mouraria, a Adega Zé dos Cornos e a Casa de Pasto O Eurico são alguns dos mais emblemáticos restaurantes do bairro. Destaque para os Amigos da Severa, um espaço para conviver, beber uma ginjinha e provar uns petiscos típicos.

A Mouraria é também o berço do Fado. Foi na Rua do Capelão, onde hoje se encontra a Maria da Mouraria, que viveu Maria Severa Onofriana, mais conhecida por Severa, considerada a primeira fadista e fundadora do género musical. Também foi entre as ruas e casas de fado que cresceram grandes fadistas como Fernando Maurício e Mariza.

O bairro passou por largos anos de degradação mas desde 2009 tem tido nova vida com a inauguração do Centro Comercial da Mouraria, a criação da associação Renovar a Mouraria e abertura de novos espaços de restauração e lazer como o Zambeze, The Food Temple, o Leopold, o TOPO, a Varanda de Lisboa e o Rooftop Bar.

Praça do Martim Moniz e perspetiva do bairro da Mouraria, na vertente norte do Castelo de S. Jorge.
À direita o Centro Comercial da Mouraria e ao lado a Capela de Nossa Senhora da Saúde.

A renovação tem passado sobretudo pela Praça Martim Moniz, também chamada por “Praça do Mundo”. O Mercado de Fusão acontece todos os fins de semana e traz à praça sabores dos quatro cantos do mundo, concertos, exposições e outras iniciativas. Entre os eventos acolhidos no Martim Moniz, destacamos o Street Fest, o Bollywood Holli, e as Comemorações do Ano Novo Chinês.Veja pelos seus próprios olhos o que pode encontrar na Mouraria e no Martim Moniz. Veja também os nossos anteriores Passeios na Cidade.

Visite estas duas zonas de Lisboa e deixe a sua opinião na janela de comentário.