Passeio na Cidade: Areeiro

A Mygon decidiu ir em busca da Lisboa desconhecida e fazer um “Passeio na Cidade”, apresentando um bairro ou zona e o que lá pode encontrar.

Por esta e por outras razões continuamos a conhecer melhor esta cidade: depois de Alfama, apresentamos a freguesia do Areeiro!A revista norte-americana Condé Nast Traveller, uma publicação sobre viagens e um estilo de vida de luxo, elegeu a cidade de Lisboa como um dos 10 destinos a visitar em 2016. De acordo com esta publicação, a capital portuguesa tornou-se “uma das cidades mais dinâmicas da Europa”, destacando-se a qualidade e o custo de vida reduzido.

O nome deste bairro deve-se às escavações para extração de areia que, em tempos, eram efetuadas na Quinta da Montanha e das quais ainda é possível, hoje em dia, encontrar vestígios no final da Avenida dos Estados Unidos da América.

Atualmente, o Areeiro é uma freguesia que resulta da reorganização administrativa do concelho de Lisboa ocorrida no ano de 2012 e que agrega duas antigas freguesias: Alto do Pina e São João de Deus.

É uma zona cosmopolita e, um pouco como toda a capital, altamente multicultural! Isso é visível, por exemplo, na diversidade de restaurantes que podemos encontrar nas suas ruas. O Fishtail traz-nos os melhores sabores da cozinha tradicional indiana e nepalesa, enquanto o restaurante Pak Tok Lak é o local ideal para degustar pratos tipicamente chineses e a Pizzeria Lucca é uma paragem obrigatória para os apreciadores da comida italiana.

Caso prefira uma experiência gastronómica mais sofisticada pode visitar o restaurante In Fusion, situado no interior do Hotel Lutécia, que confeciona pratos da cozinha mediterrânica e de fusão. Ou se, pelo contrário, quiser uma refeição tipicamente portuguesa, pode sempre visitar o restaurante Manuel Caçador ou ainda o espaço Bel’Empada, cujas especialidades são, como o próprio nome indica, as empadas.

Para lanchar ou tomar uma refeição mais ligeira, recomendamos que passe na padaria e pastelaria Confeitaria Lisboa, quer seja na Avenida de Roma ou na Avenida João XXI.

Destacamos, ainda, na zona do Areeiro, a loja gourmet Herdade dos Coteis, que traz aos lisboetas os melhores produtos regionais alentejanos, como azeites ou vinhos.
Já visitou algum destes espaços? Ou conhece mais algum que mereça destaque na zona do Areeiro? Dê-nos a sua opinião!