Passeio na Cidade: Alfama

A Mygon decidiu ir em busca da Lisboa desconhecida e fazer um “Passeio na Cidade”, apresentando um bairro ou zona e o que lá pode encontrar.

Para o provar trouxemos a esta primeira edição o bairro de Alfama, o mais antigo da cidade e o segundo mais antigo da Europa. Localizado entre o Tejo e o Castelo, Alfama vem do árabe al-hamma que quer dizer “banhos” ou “fontes”. Este é um bairro típico, com uma comunidade residente pequena e próxima, ao estilo das aldeias do interior do país. A influência mourisca trouxe ao bairro o seu aspeto desordenado, entre cortando ruas estreitas, com becos e praças.Lisboa é uma cidade de muitos encantos e recantos. Para além do património histórico valioso, a paisagem deslumbrante e a tradição presente em cada esquina ou viela, Lisboa é uma cidade que se soube atualizar com as ofertas mais trendy, capazes de satisfazer todos os gostos.


Entre vielas, encontramos alguns restaurantes que vale a pena conhecer: com o nome da terra temos o Páteo, o Grelhador e o Barracão, que mantêm os sabores típicos na boca e na memória dos lisboetas. A Bica do Sapato, já próxima de Santa Apolónia, é um dos espaços mais modernos com uma cozinha de excelência e um ambiente sofisticado.

As atrações turísticas são muitas: da imponente Sé de Lisboa ao Castelo de S. Jorge, passando pelo Miradouro de Santa Luzia. O elétrico 28 que atravessa o bairro ao meio é um dos ícones da cidade. Por falar no elétrico 28, não deixe de passar pelo 28 Café Lisboa, que recria o interior do veículo, numa parceria entre Nuno Brito (o responsável do espaço) e a Carris.

Vista aérea de Alfama a partir do Miradouro de Santa Luzia. Do lado direito, a Igreja de Santo Estevão.

Mas Alfama canta o Fado como mais nenhum bairro em Lisboa. Os acordes da guitarra portuguesa fazem-se ouvir em todas as casas de Fado que lá conhecemos: desde a Taverna del Rey à Adega dos Fadistas, ao Duetos da Sé, ao Clube de Fado, ao Tasco Fora de Moda e à Parrerinha de Alfama.

As artes são uma constante feliz. Alfama acolhe o Chapitô, um dos mais prestigiados projetos de artes performativas e o seu restaurante, Chapitô à Mesa. O Pois Café, para além de deliciosos brunch’s, serve arte com concertos, exposições e troca de livros em segunda mão.

Para visitar, temos o Museu de Artes Decorativas Portuguesas, a Casa dos Bicos com a Fundação José Saramago e o Museu do Fado (e respetivo restaurante, a Travessa do Fado). O Museu de Teatro Romano permite ver os vestígios de um antigo teatro clássico em plena Lisboa.

Se lhe disserem que Alfama não é sítio para sair à noite, não acredite. Pode não ter grandes discotecas, mas para conversar com amigos pelo serão há a Medrosa d’Alfama, o Noitibó e o Cruzes Credo Café.

Desde 2013, o Caixa Alfama traz vida e música às ruas do bairro. No mês de Junho, a festa e o cheiro a sardinha assada saem à rua durante os Santos Populares. Por fim, a Marcha de Alfama é uma das melhores e mais premiadas de Lisboa.

Para conhecer tudo o que a Mygon lhe oferece em Alfama, visite o nosso Guia.
No próximo “Passeio na Cidade” viajamos até ao Areeiro. Até lá pode dar a sua opinião sobre o artigo e sugerir outros espaços em Alfama no espaço de comentário abaixo.