O Natal está a chegar à cidade: saiba o que fazer em Lisboa no mês de dezembro

Lisboa enche-se de luz e de gente por estes dias. As decorações natalícias são uma tradição nas principais ruas e praças da capital, bem como os mercados, as feiras, os concertos e os espetáculos de Natal.

Para que a quadra festiva não lhe passe ao lado, a Mygon sugere 10 eventos para todos os gostos e idades:

Mercado de Natal do Campo Pequeno (de 28 novembro a 2 de dezembro)
O arranque das festividades é no Campo Pequeno com o Mercado de Natal. São mais de 100 expositores com artigos originais e na sua maioria portugueses. Artesanato, Design, Livros, Brinquedos, Gourmet, Bio, Artes Plásticas, Miniaturas, Cerâmica, Joalharia… pode encontrar de tudo um pouco. Esta iniciativa procura não só promover artes e ofícios tradicionais como também estimular a procura pela produção nacional. É também uma excelente oportunidade para fazer as suas compras de Natal. O mercado está aberto das 11 às 21 horas e a entrada tem um custo de 1 euro.

Natalis (de 4 a 8 de dezembro)
A Natalis decorre no pavilhão 2 da FIL e é o maior evento natalício da cidade. Aqui o Natal celebra-se de diferentes formas: livros, decoração, música, viagens, lazer, gastronomia, moda e acessórios são alguns ingredientes desta festa. Ao longo dos quatro dias há lugar para workshops, festas, apresentações, demonstrações, conferências, concursos, animação para crianças e concertos. De destacar a Corrida de Pais Natais e a passagem pela Praça do Chocolate que é obrigatória. A entrada custa 2.50 euros e poderá usufruir da iniciativa entre as 15 e as 23 horas.

Harlem Gospel Choir no Coliseu dos Recreios (7 de dezembro)
Bono Vox disse que eles eram “anjos”. Eles atuaram para o Papa João Paulo II e para Nelson Mandela e também já partilharam o palco com Diana Ross, U2 e Paul McCartney. O Harlem Gospel Choir trocou Nova Iorque pela cidade das sete colinas e vem ao Coliseu dos Recreios presentear-nos com um concerto de Natal imperdível. Durante o espétaculo será feita uma homenagem ao músico B.B. King. Um evento para toda a família cujas entradas variam entre os 30 e 198 euros. O concerto tem início às 21h30.

Circo de Natal no Coliseu dos Recreios (de 6 a 27 de dezembro) 
A Companhia Internacional de Circo traz mais uma vez o Circo de Natal à cidade de Lisboa. “Assenta arraias” na capital durante todo o mês de dezembro no Coliseu dos Recreios. Palhaços sorridentes, animais imponentes e artistas impressionantes dão cor e magia ao Natal de miúdos e graúdos. Há sessões dias 6, 12, 26 e 27 às 16 horas, dia 14 às 10h30 e dia 25 às 16h30. Os bilhetes variam entre os 15 e os 120 euros.

Mercado de Natal no Lumiar (de 10 a 12 de dezembro) 
Incluído na programação “Há Natal no Lumiar” promovida pela Junta de Freguesia, está o Mercado de Natal no Lumiar que procura revitalizar o mercado local através da exposição de trabalhos, da venda de produtos artesanais e da presença das instituições, artistas e artesãos. É uma excelente oportunidade para fazer as suas compras de Natal com produtos de qualidade a preços convidativos. A entrada é gratuita.

A Bela Adormecida (de 3 a 20 dezembro) 
A obra de Charles Perrault, elevada a bailado por Piotr Tchaikovsky e Marius Petipa em 1890, regressa à capital três anos depois da sua última exibição e 17 anos depois da primeira adaptação pela Companhia Nacional de Bailado. Desta vez a bela adormece no Teatro Nacional de São Carlos. As sessões têm lugar dias 3, 4, 5, 11, 12, 17, 18 e 19 de dezembro às 21 horas e dias 6, 13 e 20 às 16 horas. Dia 2 de dezembro haverá um ensaio geral solidário cujo fundos recolhidos reverterão para Associação de Jardins Escolas João de Deus. A entrada custa entre 15 e 35 euros.

“As Portas Encantadas” – Videomapping no Terreiro do Paço (de 11 a 20 de dezembro)
O Natal da capital já não se faz sem a projeção de videomapping nas arcadas do Terreiro do Paço. Intitulado “As Portas Encantadas”, o espetáculo que tem a duração de 15 minutos e retrata o Calendário de Advento em que em cada dia é aberta uma porta, fazendo contagem decrescente até ao dia de Natal. Aventura, cor e música no espétaculo que tem sessões às 19, às 20 e às 21 horas a partir de 11 de dezembro. A projeção é produzida pela empresa portuguesa Oskar & Gaspar.

Quebra Nozes no Teatro Tivoli – Lisboa (22, 23 e 25 de dezembro) 
O Russian Classic Ballet traz mais uma vez à capital o clássico do bailado “O Quebra-Nozes”. A obra de E.T.A. Hoffman chega ao palco do Teatro Tivoli BBVA pela mão de Evgenya Bespalova com a participação de um elenco de estrelas do mundo da dança. A pequena Clarinha, o Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos recebem toda a família num espetáculo célebre onde não vai faltar as icónicas “Valsa das Flores” e a “Dança da Fada do Açúcar”. Dias 22 e 23 às 21 e dia 25 às 18 horas. A entrada tem um custo que varia entre os 17 e os 35 euros.

Disney in Concert no Campo Pequeno (26 de dezembro) 
O mundo encantado da Disney chega ao Campo Pequeno a seguir ao Natal. Um espetáculo para a toda a família interpretado pela Lisbon Film Orchestra e dirigido pelo maestro Nuno de Sá. Os temas de clássicos como O Rei Leão, A Pequena Sereia, Piratas das Caraíbas, Mary Poppins, A Bela e o Monstro, Aladdin e Frozen vão ser interpretados por 55 músicos e 4 cantores e acompanhados por imagens dos filmes, num espetáculo mágico a não perder. Os bilhetes variam entre os 15 e os 35 euros. As sessões são às 16h30 e às 21h30. Antes o Disney Concert vai passar pelo Coliseu do Porto a 9 e 10 de dezembro.

Feira Popular de Natal (de 27 de novembro a 25 de janeiro)
Enquanto não chega a nova Feira Popular de Lisboa em Carnide, podemos matar saudades em Alcântara. À semelhança de outros Natais, a Feira Popular regressa durante dois meses com muitos carrosséis, doces, luzes e até o Circo Chen. A Feira abre todos os dias da semana às 16 horas e aos fins de semana às 15 horas. A entrada é gratuita. Por motivos relacionados com a venda do terreno de Entrecampos, a feira decorre em Alcântara-Mar, junto às docas.

Estão lançados os ingredientes para um Natal mágico e animado. Junte a sua família e desfrute das iniciativas que Lisboa tem para oferecer. Depois conte-nos como foi a experiência.