Cinema em Lisboa: conheça os locais que serviram de cenário para filmes

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Cinema e a Mygon foi descobrir os filmes cujas gravações passaram pela cidade de Lisboa.

Lisboa tem vindo a afirmar-se como destino de produções cinematográficas, nacionais e internacionais. Mais de 16 mil filmes foram gravados em Lisboa, 400 produções só desde 2012. Este interesse pela cidade deve-se à luz única da cidade, com mais de 220 dias de sol por ano, a diversidade arquitetónica e paisagística, os séculos de história e tradição presente nas ruas e bairros da cidade e a proximidade geográfica com cenários tão diversificados como a serra, a praia ou a planície.

Apresentamos-lhe 10 filmes que tiveram as suas filmagens parcial ou totalmente localizadas em Lisboa e arredores. E se pensa que esta lista só tem películas portuguesas, surpreenda-se com os filmes de Hollywood que passaram pela capital.

1. Canção de Lisboa (1933)
Filme de José Cottinelli Telmo com Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva, é um dos expoentes máximos do cinema português, em especial da comédia. O filme mostra várias ruas e bairros da cidade. A célebre cena em que Vasco Santana canta o “Fado do Estudante” foi filmada na esplanada do último piso da Cervejaria Portugália na Avenida Almirante Reis. Para a visita das tias de Vasco, foram gravadas cenas no Jardim Zoológico.

2. 007 – Ao serviço de Sua Majestade (1969)
James Bond também passou por Lisboa num filme realizado por Peter R. Hunt e protagonizado por George Lazenby. O início foi gravado na Praia do Guincho e o casamento de Bond e Tracy no Zambujal, perto de Setúbal. As filmagens também passaram por Cacilhas e Ribatejo. Em Lisboa, a Joalharia Ferreira Marques no Rossio serviu de cenário para uma das cenas, bem como o Hotel Palácio do Estoril. Este último é um local muito procurado pelos fãs da saga, pois foi durante uma estadia do autor Ian Fleming que este contatou com redes de espionagem e se inspirou para a criação de 007.

3. A Casa da Rússia (1990)
A espionagem no período da Guerra Fria é o pano de fundo deste filme, adaptado da obra de John le Carré. O filme foi realizado por Fred Schepisi e protagonizado por Sean Connery e Michelle Pfeiffer. Conta a história de Bart Blair, que no final do filme se refugia em Lisboa. Se assistir ao filme poderá ver algumas imagens da baixa lisboeta e do Castelo de S. Jorge.

4. A Casa dos Espíritos (1993)
Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close, António Banderas e Winona Ryder protagonizaram este filme realizado por Bille August e baseado no livro homónimo de Isabel Allende. As desventuras da família Trueba decorrem nos Andes chilenos mas a verdade é que as gravações do filme dividiram-se entre a Dinamarca e Portugal. Algumas cenas foram feitas em Lisboa, mas a maioria teve como cenário o Monte das Três Marias, em Vila Nova de Milfontes (Alentejo).

5. Afirma Pereira (1996)

Um filme sobre a oposição ao regime salazarista e a censura nos jornais da época. Uma coprodução portuguesa, italiana e francesa com realização de Roberto Faenza e baseada no romance homónimo de António Tabucchi. Entre os atores portugueses encontram-se Joaquim de Almeida, Nicolau Breyner e Teresa Madruga. Diversos espaços da cidade aparecem no filme: o Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, o Museu dos Condes de Castro Guimarães em Cascais, a Casa do Alentejo em Lisboa, o Miradouro de São Pedro de Alcântara e a Estação do Rossio são alguns exemplos.
6. A Nona Porta (1999)
A Nona Porta é uma adaptação de Roman Polanski da obra literária o “Clube Dumas” do espanhol Arturo Pérez-Reverte. A história gira à volta de uma sociedade secreta obcecada com alguns clássicos da literatura, como os de Alexandre Dumas. O filme foi protagonizado por Johnny Depp e parte da ação decorre em Sintra. Locais como o Hotel Central de Sintra, a Estrada da Pena e o Chalet Biester foram cenários do filme.
7. Capitães de Abril (2000)
Uma coprodução portuguesa, espanhola, francesa e italiana que procura contar a Revolução dos Cravos, um dos momentos mais marcantes da história de Portugal. O filme marcou a estreia de Maria de Medeiros como realizadora de uma longa-metragem. A própria protagonizou o filme ao lado de Stefano Accorsi e Joaquim de Almeida. Os cenários principais do filme foram o Terreiro do Paço, o Chiado e o Largo do Carmo. As gravações exigiram uma grande logística com a participação de centenas de figurantes (alguns deles militares reais) e a deslocação de tanque militares pela cidade.

8. Filme do Desassossego (2010)
A ação decorre em três dias e três noites, num quarto de uma casa na Rua dos Douradores, onde um homem solitário e atormentado vai anotando os seus pensamentos e angústias num livro, que intitula de “Livro do Desassossego”. Inspirado na obra de Fernando Pessoa, o filme foi realizado por João Botelho e protagonizado por Cláudio da Silva. A história decorre na baixa de Lisboa mas a sequência inicial foi filmada no Teatro Nacional de São Carlos, em que se vê a orquestra a afinar os instrumentos.

9. Comboio Noturno para Lisboa (2013)
Vinte anos depois da “Casa dos Espíritos”, Bille August e Jeremy Irons regressaram a Lisboa para gravar este filme. Nicolau Breyner, Beatriz Batarda e Marco d’Almeida também participam na película, que conta a história de um professor suíço obcecado por um livro sobre a resistência ao regime fascista, embarcando numa viagem a Lisboa para saber mais sobre o autor do livro. Entre ruas, bairros e miradouros filmados, destaca-se o Cais de Belém, o Cemitério dos Prazeres, a Igreja da Cartuxa (Caxias), a Estação de Santa Apolónia e o bar Le Marais na Bica, para o filme convertido numa mercearia.

10. The Promise (2015)
Realizado por Jerry George, a ação passa-se nos últimos dias do Império Otomano, no começo do século XX, cenário para a história de um triângulo amoroso. Christian Bale e Oscar Isaac são os protagonistas do filme, o primeiro interpretará um jornalista americano e o segundo um estudante de Medicina. As gravações passaram por Lisboa no inicio de Setembro. Não se sabe ao certo que zonas da cidade aparecerão no filme mas é certo que foram gravadas cenas no Museu de História Natural.

Ficou interessado em ver algum destes filmes em Lisboa? Se quiser conhecer mais sobre os filmes gravados em Lisboa, recomendamos o Lisbon Movie Tour, um projeto que procura mostrar a cidade a partir de alguns dos filmes gravados na cidade. Neste momento existem roteiros para os filmes “Afirma Pereira”, “Comboio Noturno para Lisboa” e “Filme do Desassossego.”