A ideia de que a moda é cíclica é incontornável. Quando a tendência era usar calças à boca-de-sino, todos (ou todas) afirmávamos ser incapazes de usar calças direitas. No entanto, foi o que passámos a vestir e voltamos a ver agora, nos expositores das lojas, as antigas e renegadas calças à boca-de-sino.
O termo “vintage” é o expoente máximo desta perspetiva cíclica da moda. O vintage popularizou a ideia de que roupas, acessórios e objetos de outros tempos podem ser utilizados na atualidade. Peças velhas e aparentemente sem utilidade passam a ser autênticos ícones e inspirações no que toca à moda, tornam-se elementos diferenciadores do nosso estilo e da nossa decoração.
Assim, a aquisição de produtos vintage – que, precisamente por serem vintage são, maioritariamente, em segunda mão – vai muito além da questão económica, relacionando-se com a exclusividade e originalidade dos mesmos. Não se compram peças em segunda mão apenas por serem mais baratas, mas porque são peças únicas, distintas e de qualidade elevada.
Esta tendência tem-se consolidado nas principais cidades europeias e Lisboa não é excepção: o vintage parece estar cada vez mais presente nas ruas da capital. Apresentamos-lhe, por isso, uma seleção de 10 locais em Lisboa onde pode adquirir roupa, acessórios e outros objetos em segunda mão.
Situada no coração de Lisboa, na Calçada do Carmo, a Joker Vintage Store propõe-se vender roupa com um estilo urbano e boémio para looks irreverentes. Nesta loja pode encontrar roupa e acessórios dos anos 50, 70 e 80, havendo opções para as senhoras mas também para o público masculino.
É uma loja de roupa vintage mas também de compra e venda de stocks antigos. Aqui podemos encontrar diversos artigos em segunda mão, como vestidos, sapatos, casacos, chapéus, malas, jóias e óculos.
É uma das lojas vintage mais conhecidas da cidade de Lisboa e é composta por três espaços. A loja propriamente dita, na qual são comercializados diversos vestidos, lenços, chapéus, sapatos e malas exclusivos e em segunda mão. O café, conhecido pela variedade de chás e que possui uma esplanada outdoor. E o espaço outlet, na rua perpendicular de cima, destinado aos stocks de alguns produtos da loja.
A Outra Face da Lua – Almirante Reis
É o segundo espaço da célebre loja A Outra Face da Lua e possui todos os objetos já existentes na primeira: ténis, casacos, acessórios, entre muitos outros. Um sábado por mês é realizado o chamado “Open Your Closet”, um evento no qual as pessoas podem alugar um espaço no interior da loja para vender as suas próprias peças.
É uma boa opção para quem procura peças de luxo a preços mais acessíveis. Esta loja, situada na linha de Cascais, vende produtos em segunda mão de marcas de topo como a Prada, Moschino, Versace, Gucci e Armani.
Foi a primeira loja de roupa vintage de marca a surgir em Campo de Ourique. Na Be Vintage encontra roupas e acessórios em segunda mão de marcas como a Prada, Cartier, Dior, Guess e Chanel.
A Jessica Store é um showroom que compra e vende roupa vintage e em segunda mão. Além disso, a loja também dispõe de peças novas para venda e ainda de aluguer de roupa para eventos, espetáculos, cinema e televisão.
O Cantinho do Vintage é um espaço físico e virtual onde podemos adquirir vários artigos vintage, especialmente mobiliário e peças de decoração. Aos domingos à noite são divulgadas as novidades no blogue do espaço e, no dia seguinte, esses produtos ficam disponíveis para venda na loja física.
Conhece mais alguma loja vintage em Lisboa? Diga-nos na janela de comentário.