Porque há coisas que não passam de moda, conheça 10 Lojas Vintage em Lisboa

A ideia de que a moda é cíclica é incontornável. Quando a tendência era usar calças à boca-de-sino, todos (ou todas) afirmávamos ser incapazes de usar calças direitas. No entanto, foi o que passámos a vestir e voltamos a ver agora, nos expositores das lojas, as antigas e renegadas calças à boca-de-sino.
O termo “vintage” é o expoente máximo desta perspetiva cíclica da moda. O vintage popularizou a ideia de que roupas, acessórios e objetos de outros tempos podem ser utilizados na atualidade. Peças velhas e aparentemente sem utilidade passam a ser autênticos ícones e inspirações no que toca à moda, tornam-se elementos diferenciadores do nosso estilo e da nossa decoração.

Assim, a aquisição de produtos vintage – que, precisamente por serem vintage são, maioritariamente, em segunda mão – vai muito além da questão económica, relacionando-se com a exclusividade e originalidade dos mesmos. Não se compram peças em segunda mão apenas por serem mais baratas, mas porque são peças únicas, distintas e de qualidade elevada.

Esta tendência tem-se consolidado nas principais cidades europeias e Lisboa não é excepção: o vintage parece estar cada vez mais presente nas ruas da capital. Apresentamos-lhe, por isso, uma seleção de 10 locais em Lisboa onde pode adquirir roupa, acessórios e outros objetos em segunda mão.

Joker Vintage Store

Situada no coração de Lisboa, na Calçada do Carmo, a Joker Vintage Store propõe-se vender roupa com um estilo urbano e boémio para looks irreverentes. Nesta loja pode encontrar roupa e acessórios dos anos 50, 70 e 80, havendo opções para as senhoras mas também para o público masculino.

Ás de Espadas Vintage Store

A Ás de Espadas Vintage Store é um espaço dedicado ao universo vintage onde pode adquirir roupa, acessórios e outros objetos. Além disso, a paixão pelo vintage vai além da comercialização de produtos, sendo organizados, por exemplo, workshops de maquilhagem e penteados dedicados à cultura retro.

Viúva Alegre – Vintage Shop

É uma loja de roupa vintage mas também de compra e venda de stocks antigos. Aqui podemos encontrar diversos artigos em segunda mão, como vestidos, sapatos, casacos, chapéus, malas, jóias e óculos.

A Outra Face da Lua – Baixa

É uma das lojas vintage mais conhecidas da cidade de Lisboa e é composta por três espaços. A loja propriamente dita, na qual são comercializados diversos vestidos, lenços, chapéus, sapatos e malas exclusivos e em segunda mão. O café, conhecido pela variedade de chás e que possui uma esplanada outdoor. E o espaço outlet, na rua perpendicular de cima, destinado aos stocks de alguns produtos da loja.

A Outra Face da Lua – Almirante Reis

É o segundo espaço da célebre loja A Outra Face da Lua e possui todos os objetos já existentes na primeira: ténis, casacos, acessórios, entre muitos outros. Um sábado por mês é realizado o chamado “Open Your Closet”, um evento no qual as pessoas podem alugar um espaço no interior da loja para vender as suas próprias peças.

Du Chic À Vendre

É uma boa opção para quem procura peças de luxo a preços mais acessíveis. Esta loja, situada na linha de Cascais, vende produtos em segunda mão de marcas de topo como a Prada, Moschino, Versace, Gucci e Armani.

Be Vintage

Foi a primeira loja de roupa vintage de marca a surgir em Campo de Ourique. Na Be Vintage encontra roupas e acessórios em segunda mão de marcas como a Prada, Cartier, Dior, Guess e Chanel.

Second Chance LX

A Second Chance Lx consiste num conceito de venda de roupa em segunda mão através das chamadas pop up stores, ou seja, lojas que só existem durante um determinado período de tempo. A missão é vender roupa atual e em bom estado preços muito atrativos.
A Vintage Bazaar oferece quinzenalmente aos seus clientes uma coleção nova de roupa e acessórios. O objetivo da marca é aliar o seu estilo vintage, étnico e boémio às tendências de cada estação. Além da loja no Chiado, a Vintage Bazaar possui um segundo espaço em Santo Amaro de Oeiras.

Jessica Store

A Jessica Store é um showroom que compra e vende roupa vintage e em segunda mão. Além disso, a loja também dispõe de peças novas para venda e ainda de aluguer de roupa para eventos, espetáculos, cinema e televisão.

Cantinho do Vintage

O Cantinho do Vintage é um espaço físico e virtual onde podemos adquirir vários artigos vintage, especialmente mobiliário e peças de decoração. Aos domingos à noite são divulgadas as novidades no blogue do espaço e, no dia seguinte, esses produtos ficam disponíveis para venda na loja física.

Conhece mais alguma loja vintage em Lisboa? Diga-nos na janela de comentário.