O que fazer no Porto? Lazer e cultura para todos

Não sabe o que fazer no Porto nos próximos fins-de-semana? A MYGON apresenta-lhe 10 sugestões de concertos, ciclos de cinema, festivais, peças de teatro e outros eventos.

1. Ciclo de Cinema Pedro Almodôvar – 7 a 8 de outubro

Os 40 anos de carreira de Pedro Almodôvar são celebrados em Vila Nova de Gaia, no Auditório da Biblioteca Municipal. Ao longo deste mês, todas as quartas-feiras à tarde, serão exibidos filmes do icónico realizador espanhol: “Em Carne Viva”, “Volver” e “Má Educação”. A entrada é gratuita e todos os filmes têm início às 15h30.

2. Cinema na Horta – 7 a 28 de outubro

A Casa da Horta promove este mês um ciclo dedicado aos filmes documentais que têm como tema a liberdade. Todas as quartas-feiras de outubro, às 22 horas, um novo documentário é mostrado na associação cultural: “La Ciudad de los Fotógrafos” no dia 14, “Black Block” no dia 21 e “Zapatista” no dia 28. Consulte o site da Casa da Horta e marque já na sua agenda.

3. Rodrigo Maranhão & António Zambujo em concerto – 10 de outubro

António Zambujo vai sintonizar a sua música com a do cantor e compositor brasileiro Rodrigo Maranhão no próximo dia 10, na Casa da Música. Do espetáculo farão parte temas do álbum “Itinerário”, da autoria do cantor brasileiro com a participação de Zambujo, e “Rua da Emenda”, da autoria deste último com colaboração do primeiro. O bilhete do evento tem um custo de 20 euros.

4. Festival Feminista do Porto – 12 e 13 de outubro

A Caravana Feminista está desde 8 de março a viajar por toda a Europa e tem paragem marcada para Porto nos dias 12 e 13 de outubro. O Espaço Compasso, Galeria Geraldes da Silva e o Espaço ContraBando associaram-se a esta iniciativa. O programa, que inclui debates, workshops, espetáculos e exposições.

5. Outono em Jazz – 4 a 21 de outubro

Com o outono chega o Jazz. A Casa da Música no Porto recebe a 3ª edição do outono em Jazz, que tem como intuito a promoção do género musical. São cinco concertos com dez propostas: Carla Bley, Black String, Incógnito, Mário Laginha & Tcheka e Carlos Martins Quarteto são alguns dos espetáculos a não perder.

6. GNR ao Vivo no Porto – Caixa Negra – 23 de outubro

Os GNR atuam na cidade que os viu nascer há 34 anos, mais precisamente no Coliseu, bastião da cultura portuense. Rui Reininho e companhia vêm apresentar o seu novo álbum “Caixa Negra” e prometem proporcionar um bom momento de lazer. Os bilhetes para este espetáculo variam entre os 15 e 150 euros. Interessado?

7. OFFF Porto – 23 e 24 de outubro

OFFF é um festival que mostra as principais tendências da arte e da cultura mundiais. Depois de Nova Iorque, Paris, Istambul e Cidade do México, é a vez do Porto receber este evento que promove a criatividade contemporânea. Está marcado para os dias 23 e 24 de outubro no Cinema Batalha.

8. Iberanime – 24 e 25 de outubro

Fã de cultura japonesa? Então este evento é para si. A Iberanime reúne anime, manga, jogos, música, dança, compras e muita animação num único espaço: o Pavilhão Multiusos de Gondomar. O evento estará dividido em três espaços: J-POP, Cultura Tradicional Japonesa e IA!Plus. Os bilhetes variam entre os 11 e os 46 euros.

9. BomPorto: Concerto pelos refugiados – 25 de outubro

Esta proposta junta o lazer e a oportunidade de ajudar quem mais precisa. O BomPorto está marcado para 25 de outubro no Hard Club e procura através da música abrir consciências e promover a tolerância entre os povos. Os fundos do espetáculo reverterão para ajudar no acolhimento de refugiados, que chegam a Portugal este mês. Fat Cap, Helena Sacramento, Old Jerusalem, Olavo Lupia, Our New Life, Mundo Secreto, Ana Deus são alguns dos artistas confirmados.

10. Ifigénia + Agamémnon + Electra – 22 de outubro a 1 de novembro

O Teatro Nacional S. João recebe a trilogia teatral composta pelas peças “Ifigénia”, “Agamémnon” e “Electra”. O dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues inspirou-se nos textos clássicos de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo para dar vida à estória lendária da Guerra de Tróia, particularmente ao momento em que Agamémnon sacrificou a sua filha Ifigénia para que os deuses colocassem o vento favorável à chegada dos barcos gregos a Tróia. Os bilhetes variam entre os 7,50 e os 16 euros. Se não tem o que fazer no Porto durante o Halloween tem aqui uma forte possibilidade.

Outubro não é mês para ficar em casa. Saiba o que fazer no Porto e divirta-se!