O que fazer no Porto nos próximos dias!

10 sugestões de Concertos na rua, Concertos indoor, Cinema e outros.

Nem o final do Verão abranda a vida cultural na cidade invicta. Se não sabe o que fazer no Porto nos próximos dias, veja aqui todos os eventos que não vai querer perder. Alguns deles são de entrada livre!

1. Severa – O Fado de Um Fado – 25 setembro
Na sexta-feira, dia 25 de setembro, o Auditório Municipal de Gaia recebe o projeto Severa, levado a cabo por Ana Barros (soprano) e Bruno Belthoise (piano). Este projeto musical pretende retratar a história do fado através de uma nova abordagem estética, visual e temática ao mesmo. O concerto inicia-se às 21:30h e as entradas são gratuitas.

2. Porta Jazz – 26 de setembro
A Porta Jazz, Associação de Músicos de Jazz do Porto, organiza, no dia 26 de setembro, um concerto encabeçado pela banda The Rite of Trio. O evento decorre no primeiro piso do Edifício AXA, na sala Porta Jazz, às 19h.

3.  Noites Ritual – 25 e 26 de setembro
A 24ª edição do Festival Noites Ritual, que se afirmou no circuito de festivais nacionais, decorre no último fim-de-semana de setembro, nos dias 25 e 26, nos Jardins do Palácio de Cristal. Contando com nomes como Capicua e Diabo na Cruz, a iniciativa continua a privilegiar bandas portuguesas, quer sejam emergentes ou já estejam consagradas. O evento possui, ainda, atividades lúdicas, de expressão artística, espaços de comércio, entre outros. A entrada é livre.

4. Circular Festival de Artes Performativas – 26 de setembro a 3 de outubro
Vila do Conde recebe a 11ªedição do Circular, o festival que todos os anos traz uma grande diversidade de espetáculos experimentais em géneros tão diversos como a música, o teatro e a dança.”Inês” do coreógrafo Volmir Cordeiro, “D’Aprés une Histoire Vrai”de Christian Rizzo e “In the Fall the Fox” de Sónia Baptista são algumas das criações de destaque. O Circular conta com o apoio do Espaço Mala Voadora.

5. Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música – 3 de outubro
No dia 3 de outubro, pelas 18:00h, a Sala Suggia da Casa da Música recebe um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto. Os músicos integrantes da Orquestra vão apresentar uma Nova Sinfonia, com andamentos escolhidos pelos próprios. Os bilhetes têm um custo de 15 euros, mas pode optar por jantar e assistir ao concerto pelo preço de 31 euros

6. Maria Gadú no Coliseu do Porto – 8 de outubro
A principal sala de música da cidade recebe, no dia 8 de outubro, a artista brasileira Maria Gadú. Cantora e compositora, é uma das principais revelações na música popular brasileira nos últimos anos, e vem ao Coliseu do Porto apresentar o seu mais recente trabalho, bem como os sucessos já reconhecidos pelo público. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e variam entre os 33 e os 210 euros.

7. The Other Side no Hard Club – 10 de outubro
Com o espetáculo intitulado “Shine on Tour 2015”, a banda de tributo aos Pink Floyd, The Other Side: A Pink Floyd Experience, atua no Hard Club no dia 10 de outubro. Este espetáculo, com uma produção artística e uma qualidade de interpretação altamente elogiadas, comemora os 40 anos de um dos trabalhos mais célebres dos Pink Floyd, “Wish You Were Here”. O concerto começa às 20:30h e os bilhetes custam 25 euros (30 euros se foram adquiridos no próprio dia).

8. Queer Porto – 7 a 10 de outubro
O Festival Internacional de Cinema Queer tem a sua primeira edição no Porto entre 7 e 10 de outubro no Teatro Municipal Rivoli. Tal como a edição Lisboeta, esta iniciativa procura divulgar produções cinematográficas de temática LGBT.  “Sangue Azul”, “De l’ombre il y a” e “Regarding Susan Sontag.” são alguns dos filmes a exibir

9. Jameson Lazy Session at Virtudes – até 17 de outubro
Começou em Julho e irá realizar-se todos os sábados, até ao dia 17 de outubro. Realiza-se nos Jardins das Virtudes, com uma vista singular sobre a Alfândega do Porto, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia. Ainda pode desfrutar dos seus finais de tarde ao som de bandas como Souls of Fire, Duquesa e Getthoven, além de diversos DJ’s. As entradas são livres.

10. FIMP – 9 a 18 de outubro
O Teatro Municipal Rivoli e o Teatro Municipal Campo Alegre recebem o FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto. Este ano o enfoque do festival está nas criações contemporâneas: “Mystery Magnet”, “Os Transportadores” e “Barba Azul” são alguns dos espetáculos a estrear. A 26ª edição do FIMP conta ainda com a exibição do filme “Os Bonecos de Santo Aleixo”.

Tem sugestões para além destas? Sabe exatamente o que fazer no Porto? Partilhe connosco!