O que fazer em Lisboa nos próximos dias!

10 sugestões de Concertos na rua, Concertos indoor, Cinema e outros.

O mês de setembro está a terminar, mas não faltam concertos nos quais se pode divertir e abstrair do facto de o Verão ter chegado ao fim. Se é fã de música e não sabe o que fazer em Lisboa nos próximos dias, estas são as nossas sugestões.

Concertos nos Bairros – 26 de Setembro

A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com várias juntas de freguesia, e com o apoio do maestro António Vitorino de Almeida, pretende proporcionar aos seus habitantes um conjunto de concertos que levem diferentes estilos de música ao público em geral. Se não sabe o que fazer em Lisboa este sábado (às 21h30), sugerimos que vá até ao Jardim de Santa Clara. O Maestro Victorino de Almeida tem convidadas muito especiais: Alexandra Simpson ao piano, Elizabeth Davis na percussão e Carmen Cardeal na harpa. A entrada é livre.

Ciclo “Isto é Jazz?” – 26 de Setembro

Um conjunto de músicos norte-americanos e europeus, com abordagens e perspetivas diferentes acerca deste estilo de música, tentam responder à questão “O que é o Jazz hoje em dia?”. O resultado é um ciclo de concertos que tem lugar no Pequeno Auditório da Culturgest, no próximo sábado, dia 26 de setembro. Não sabe o que fazer em Lisboa? As atuações começam às 21:30h e os bilhetes custam 5 euros.

Concertos Arena Lounge – 25 a 27 de Setembro

No seguimento da aposta contínua do Casino de Lisboa em eventos de música ao vivo, decorrem, desde o passado mês de agosto, pequenos ciclos de atuações no espaço Arena Lounge. Esta semana a animação musical está a cargo da banda António Norton, que atua de sexta-feira a domingo (25 a 27 de setembro). No final de cada noite entram em cena diversos DJ’s. A entrada é livre.

Meo Out Jazz – 26 e 27 de Setembro

Na sua 9ª edição, o Meo Out Jazz dispensa apresentações e reúne os habitantes de Lisboa nos mais diversos jardins, miradouros e ruas da cidade. Com programas musicais ao fim-de-semana, a iniciativa começou em maio e termina esta mês. No sábado, dia 26, Intop e White Selecta atuam no Martim Moniz e no domingo, dia 27, Da Chick e Dj Mário Valente encerram o festival no Jardim da Tapada das Necessidades. As entradas são livres.

Festival Cantabile –  25 a 26 de Setembro

É um festival de música clássica que vai já na 6ª edição. Esta iniciativa pretende trazer a Portugal alguns dos mais prestigiados intérpretes de música de câmara, destacando, igualmente, os compositores portugueses. Irão realizar-se cinco concertos em locais distintos: Museu Arqueológico do Carmo, Banco de Portugal (Largo de São Julião). Os bilhetes são gratuitos mediante levantamento no próprio dia e local antes do concerto.

Música no Largo – até 30 de Setembro

Inserida na iniciativa “Olá de Novo”, a Música no Largo está na Estação do Rossio para proporcionar aos transeuntes atuações musicais que vão desde a World Music, música Latina e Cubana, à Bossa Nova e Fado. Estes concertos decorrem todos os dias, até ao dia 30 de setembro, entre as 19h e as 22h. As entradas são livres.

Festival de Cinema Queer – 18 a 26 de setembro

O Festival Internacional de Cinema Queer foi criado em 1997 com o objetivo de exibir novas propostas cinematográficas de temática LBGT, sendo um dos festivais do género com mais reconhecimento europeu e mundial. Em paralelo, realiza-se pela primeira vez o Queer Porto na primeira quinzena de outubro.

São vários os locais a receber o festival: Cinema S. Jorge, Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, Fontória Blues Caffe, Sauna Apolo 56, Teatro do Bairro e Galeria Zé dos Bois.

8 ½ Festa do Cinema Italiano – 25 de setembro a 16 de outubro

A Associação Il Sorpasse em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal promove a 8 ½ Festa do Cinema Italiano. A maratona pelo país tem agora paragem na Moita,a convite da Câmara Municipal. “A Mafia só Mata no Verão”, “The Special Need”, “Shun Li e Poeta” e “Scialla! (Tá-se!) são os filmes em exibição no festival que não só divulga o cinema como a cultura italiana, através de aulas de italiano, um espetáculo musical e gastronomia típica. As sessões decorrem no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Arquiteturas Film Festival – 1 a 4 de outubro

“Welcome to the future” é mote deste festival que vai na sua 3ª edição. Procura ser uma exaltação da arquitetura como forma de arte através do cinema, mostrando filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática. O Fórum Lisboa, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema City de Alvalade são os palcos deste festival que contará com uma grande diversidade de atividades paralelas, entre conversas informais, masterclasses, workshops, visitas guiadas, exposições e muito mais.

Films on Art Portugal – 1 a 4 de outubro

O Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal é totalmente dedicado a expressões artísticas como as artes visuais, a fotografia, o teatro, a literatura e a música. Desenvolvido por Rejele Jain desde 2008, a edição deste ano contará com a estreia nacional de 22 produções, quatro delas portuguesas. Este ano o festival decorre na Galeria Zé dos Bois.

Já sabe o que fazer em Lisboa? Tem mais ideias ou sugestões? Partilhe connosco!