A MYGON revela-lhe os segredos do dia da Mãe

Dia 3 de maio celebra-se o Dia da Mãe e a MYGON quer que fique a saber toda a história e curiosidades deste dia tão especial.

Muitos se lembram de festejar este dia desde criança, na altura numa data diferente da atual, mas poucos são aqueles que sabem a verdadeira história por detrás do dia que homenageia a mãe e a maternidade

Como várias celebrações dos tempos modernos, a primeira comemoração do dia da Mãe está ligada à Grécia Antiga, onde os festejos eram em honra da Deusa Rhea, mãe de todos os deuses da cultura Grega.

Apesar desta génese das comemorações, a primeira vez em que se falou realmente num dia especial para as mães foi nos Estados Unidos da América no séc. XIX.

Julia Ward Howe, forte ativista social, é a verdadeira razão pela qual se comemora este dia até hoje. Juntamente com outras mulheres, Julia organizou o “Mother’s Friendship Day”, Dia da Amizade das Mães, para melhorar a condição dos feridos da Guerra da Sucessão Americana com o intuito de criar um dia que seria acima de tudo para proclamar a paz.

Após a morte de Julia Ward Howe, a filha Anna Jarvis preocupou-se em chamar a atenção de todos para um dia em que se deveria dar atenção e um carinho especial à mãe. A 10 de Maio de 1907 é festejado oficialmente o primeiro Dia da Mãe. Anna criou um memorial a Julia Ward e iniciou uma campanha para que o Dia da Mãe fosse um feriado reconhecido. A 9 de maio de 1914, o Presidente dos Estados Unidos da América decreta a celebração deste dia sempre no segundo domingo do mês de Maio.

O dia de comemoração varia de país para país. Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio uma vez que, seguindo a tradição da Igreja Católica, é neste mês que se celebra a Virgem Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima).<

A este dia ficaram eternamente ligadas as ideias de resistência, pureza, harmonia e felicidade que caraterizam as mães. Por isso festeje este dia mimando e presenteando a quem o trouxe ao mundo e já sabe, qualquer sugestão de presente e surpresa pode encontrar connosco, no site da MYGON.