Novembro é o mês da música: Conheça os concertos em Portugal que não pode perder!

Os concertos e festivais de música já não ficam apenas pelos meses de verão. A prová-lo está este mês de novembro repleto de boa música de norte a sul do país.
Ainda em outubro e já no final desta semana, Cat Power sobe ao palco do Centro Cultural de Belém. No Porto o concerto acontece no primeiro dia de novembro, no Hard Club.

De 1 a 14 de novembro, nomes como Iron & Wine, Dom La Lena, Mayra Andrade, Dead Combo e as Cordas da Má Fama, Maria Mendes, Rui Massena, Lenine, The Cinematic Orchestra e Mísia vão correr várias salas do país. Os concertos terão lugar em locais como o Teatro Tivoli BBVA (Lisboa), Casa da Música (Porto), Centro Cultural de Belém (Lisboa), Coliseu do Porto, Teatro Municipal de Vila do CondeTeatro Aveirense, Theatro Circo (Braga), CAE Figueira da Foz e Cinema São Jorge (Lisboa). É a sexta edição do Misty Fest.

Os irlandeses And So I Watch You From Afar vão estar em Lisboa no MusicBox e no Porto no Hard Club. Os concertos acontecem a 4 e 5 de novembro respetivamente.

A música portuguesa também tem uma representação valiosa neste início de outono. Rui Veloso, dos mais reconhecidos cantores portugueses, vai ter um espetáculo especial que promete encher a Meo Arena a 6 de novembro. Mais a norte, Sérgio Godinho sobe ao palco do Auditorio Municipal de Lousada dia 7 de novembro.

Dos clássicos portugueses às viagens no tempo, os amantes do trip-hop dos anos 90 têm um presente especial: Smoke City vão apresentar-se em Portugal, dia 6 de novembro poderá ouvir “Underwater Love” no Clube Ferroviário de Lisboa. Dia 7 de novembro será a vez de atuarem no Porto, no bar Armazém do Chá.

Do trip-hop passamos ao indie. Com o novo álbum “Girls in Peactime Want to Dance”, os Belle & Sebastian prometem agitar e animar o Coliseu dos Recreios na noite de 12 de novembro. Depois da passagem pelo NOS Primavera Sound em junho, a banda escocesa volta a pisar solo português.

A agitação maior acontece no fim de semana de 13, 14 e 15 de novembro. Os americanos Unknow Mortal Orchestra trazem o seu “Multi Love” a Portugal. Passam sexta feira no Armazém F em Lisboa e terminam sábado, 14 de novembro, no Hard Club no Porto.

Dia 14 de novembro Lisboa tem dois concertos a não perder. Por um lado o português Thiago Bettencourt sobe ao palco do Coliseu de Lisboa, por outro os brasileiros Boogarins prometem agitar e animar o MusicBox noite dentro. No Porto Thiago Bettencourt atua no Coliseu a 7 de novembro e Boogarins vão diretos da capital portuguesa para o Maus Hábitos onde atuam domingo, dia 15.

Em meados do mês voltamos a falar em bom português. A 18 de novembro António Zambujo promete uma atuação repleta dos seus maiores sucessos. O músico português de grande sucesso nos últimos anos promete encher o Centro Cultural de Belém. Pelos Coliseus irá também passar Rodrigo Leão e muito bem acompanhado, pelo Coro e Orquestra da Gulbenkian. No Porto a data é 18 de novembro e em Lisboa é a 20 de novembro.

Um concerto mais pequeno e mais intimista mas nem por isso menos importante é o que vai juntar Norberto Lobo e João Lobo Sexteto na, já emblemática sala lisboeta, Galeria Zé dos Bois dia 18 de novembro. Um concerto intimista prometem também Beach House, o duo indie pop de Baltimore que lançou recentemente dois álbuns, vai dar dois concertos em Portugal. O primeiro é a 23 de novembro no Armazém F em Lisboa e o segundo é a 24 no Teatro Sá da Bandeira no Porto.

Nem só de concertos vai viver este mês de novembro. Já quase no final do mês – a 27 e 28 – a Avenida da Liberdade prepara-se para ser agitada pelo Vodafone Mexefest. Os nomes confirmados até à data prometem mais um festival esgotado: Akua Naru, Anna B Savage, Ariel Pink, Benjamim, Benjamin Clementine, Tropkillaz, Karol Conka, Mahmundi, Bombino, Bully, Cachupa Psicadélica, Castello Branco, Chairlift, Da Chick, Demob Happy, Do Amor, Ducktails, Georgia, Glockenwise, Janeiro, LA Priest, Márcia, Nicolas Godin, Patrick Watson, Peaches, Petite Noir, Roots Manuva, Selma Uamusse, Seven Davis Jr, They’re Heading West e convidados, The Parrots, Titus Andronicus, Tó Trips e Villagers.

Para quem quer fugir da agitação da baixa lisboeta nesse fim de semana, há ainda a possibilidade de ir assistir a um tranquilo concerto de Carminho no Campo Pequeno, dia 27 de novembro. No mesmo dia, também ainda em representação do Fado mas desta vez na cidade do Porto, a cantora Mariza sobe ao palco do Coliseu do Porto.

O último fim de semana de novembro é ainda o mais agitado do mês com atuações de Rufus Wainwright na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 27 de novembro. É um concerto especial uma vez que o cantor vem a Portugal apresentar a sua primeira obra operática, Prima Donna.

A fechar o mês, a banda histórica do rock psicadélico brasileiro Mutantes, atua no Armazém F em Lisboa, dia 30 de novembro. No Porto o concerto acontece já no primeiro dia de dezembro no Hard Club.

A Mygon já lhe deu todas as dicas, agora é a sua hora de escolher o que vai querer ouvir!