Festivais de Verão em Portugal: Música, Cultura e Diversão

Os Festivais de Verão já não são dirigidos a um público marginal, são atualmente uma força motriz na economia local. Estes festivais de verão são mais que uma animação musical, trazem também uma forte componente cultural e de diversão. Com cartazes mais ou menos mainstream, há para todos os gostos.

Se recuarmos 15 anos, identificamos um número reduzido de festivais que tentavam chegar a um público mais alternativo. Atualmente cada festival ganhou a sua própria identidade e aposta na qualidade da experiência dos festivaleiros.
Deixamos aqui alguns festivais para organizar a sua agenda festivaleira!

Nos Alive – 10 a 12 julho

Considerado por muitos como o maior Festival de Música do Verão Português, o NOS Alive enche o passeio marítimo de Algés durante os dias 10, 11 e 12 de julho. Com um cartaz recheado de grandes e reconhecidas bandas, este festival faz as delícia dos amantes da música moderna. Este ano sobem ao palco nomes sonantes do panorama da música atual como Muse, Chet Faker, Disclosure, Mumford & Sons, James Blake, The Jesus & Mary Chain, entre outros.

Super Bock Super Rock – 16 a 18 julho

Depois da Gare Marítima de Alcântra, Algés, Parque Tejo, Estádio do Restelo e Meco, o Super Bock Super Rock volta agora ao Parque das Nações. Por lá, entre 16 e 18 de julho vão passar nomes clássicos como Sting, Florence & The Machine, Blur e dEUS. Para representar a música brasileira estarão Jorge Palma & Sérgio Godinho e do outro lado do oceano vêm os brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães com a sua Banda do Mar.

Meo Marés Vivas – 16 a 18 julho

No mesmo fim de semana do Super Bock Super Rock, Vila Nova de Gaia recebe o Meo Marés Vivas na praia do Cabedelo. No cartaz constam nomes da música popular que já há alguns anos enchem este local na altura do verão. Este ano, o cartaz é encabeçado por John Legend, mas fazem ainda parte outros nomes da pop como Lenny Kravitz, Jamie Cullum, The Script e ainda a hip hoper portuguesa do momento Capicua e a batida dos Buraka Som Sistema.

FMM Sines – 17 a 25 julho

Este é o Festival de World Music por excelência, estando inclusive nas sugestões da BBC World (o famoso grupo de media britânico). De várias partes do mundo, chegam a Sines grandes nomes da Música do Mundo entre os dias 17 e 25 de julho. Entre a praia e o castelo, conta com alguns concertos em Porto Covo, depois de uma ausência de 5 anos. Este festival prima também pela programação gratuita paralela ao alinhamento principal.

EDP Cool Jazz – 19 a 31 julho

Durante grande parte do mês de julho, Oeiras recebe grandes nomes da música que vão para além do Jazz. Distante do conceito de festival de verão a que estamos acostumados, com um concerto por dia, o EDP Cool Jazz traz a Portugal nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil, Lionel Richie, Chick Corea, Liannne La Havas, Mark Knopfler, Melody Gardot e o português António Zambujo.

MEO Sudoeste – 05 a 09 de agosto

Para os mais jovens, o festival do Sudoeste, na Zambujeira do Mar é para muitos grupos de jovens e adolescentes as férias de verão que anseiam o ano inteiro. A música fica, por vezes, para segundo plano mas, há sempre aqueles que se dirigem ao festival para ouvir nomes como Calvin Harris, Steve Aoki, Buraka Som Sistema, Dengaz, D.A.M.A e Anselmo Ralph.

O Sol da Caparica – 13 a 16 de agosto

O verdadeiro festival português, de praia, sol e música nacional promete animar as praias da Costa sempre cheias durante o verão. Este ano os nomes passam por Richie Campbell, Carlão, Camané, Jorge Palma, Paulo Gonzo, Xutos & Pontapés, Linda Martini, entre outros. No domingo, o dia da família, os mais novos podem usufruir de um concerto do Avô Cantigas e da melodiosa Luísa Sobral.

Bons Sons – 13 a 16 de agosto

A aldeia de Cem Soldos, em Tomar, começa a ser conhecida por este festival que envolve a população e os visitantes de uma forma singular e económica, principalmente se comparada com os restantes festivais de verão. Entre 13 e 16 de agosto, pode ouvir nomes da música portuguesa como Manel Cruz, Clã, Salto, Sequin, Ana Moura, Camané, Retimbrar e Peixe:Avião.

Vodafone Paredes de Coura – 19 a 22 de agosto

As margens do Taboão, em Paredes de Coura, são o lugar preferido dos “verdadeiros” festivaleiros. Este ano o cartaz traz uma nova série de músicos do universo indie e não só. Entre eles estão Tame Impala, The War on Drugs, Lykke Li, Father John Misty, Peixe:Avião, Banda do Mar, The Legendary Tigerman, entre outros.

Avante – 4 a 6 de setembro

A festa do Avante, da família e da reentrée comunista, conta este ano com mais um grande cartaz a sonorizar o Seixal entre os dias 4 e 6 de setembro. Nomes como Brigada Victor Jara, Xutos & Pontapés, Dead Combo, Fausto, Paus, Capicua, António Chainho e Terrakota, vão animar os mais novos e os mais velhos durante o primeiro fim de semana de setembro, já há muito reservado para este evento.

Já decidiu, a que festival(is) vai este ano?