O Padel é uma modalidade em forte crescimento e a Mygon quer que estejas a par das tendências. Fica a conhecer tudo o que precisas de saber sobre este desporto, através das palavras de Luís Fragoso, vice-presidente da Federação Portuguesa de Padel. E descobre onde ficam os melhores campos de Padel em Lisboa.
Campos de Padel em Lisboa:
Padel Campo Grande
O Padel Campo Grande está pronto para te receber desde as 7 da manhã até à meia noite. Desafia os teus amigos e experimenta hoje mesmo!
CIF – Clube Internacional de Foot-Ball
Não te deixes enganar pelo nome, porque no CIF – Clube Internacional de Foot-Ball existem três campos Padel de vidro, dois cobertos e um ao ar livre. É possível ter aulas ou simplesmente alugar um campo. O preço do aluguer é de 4€ por hora para sócios e de 5€ para não sócios.
Indoor Padel Center
Se preferes treinar entre “quatro paredes” o Indoor Padel Center é o sítio certo para ti.
Clube de Padel
Pratica Padel com vista para o rio Tejo no Clube de Padel! Inspiração aqui é o que não te vai faltar.
Padel Spot
O Padel Spot tem 7 campos disponíveis para ti! A vista é maravilhosa e motivadora.
Padel vs Ténis: As diferenças
– Apesar de, à primeira vista, parecerem muito idênticas, a única coisa igual entre ambas as modalidades é a pontuação. “As raquetas são diferentes, as próprias bolas, apesar de semelhantes, também o são, pois têm uma pressão diferente”, explica Luís Fragoso.
– “O serviço (início de jogo) é sempre feito por baixo ao contrário do Ténis”.
– “O Ténis joga-se de trás para à frente, ao passo que no Padel as paredes de fundo, normalmente em vidro, fazem parte integrante do jogo”, acrescenta.
Regras Básicas do Jogo
Luís Fragoso identifica três pontos essenciais:
– “O Padel, ao contrário do Ténis, é sempre jogado a pares e, sendo um jogo onde a estratégia é muito importante, a coordenação e a articulação entre os jogadores é fulcral”.
– “A bola não pode bater diretamente na rede ou nas paredes laterais e de fundo”.
– “A estratégia fundamental é colocar os adversários no fundo do campo para se ganhar a rede e aí ganhar os pontos”.
O sucesso do Padel
“Em Portugal estima-se que existam já mais de 50.000 pessoas que jogam Padel”, refere Luís Fragoso. Na sua opinião “a razão de tal sucesso prende-se com a facilidade de jogar, bem como ao carater social do mesmo, uma vez que é sempre jogado a pares”.
“O facto de quase metade dos praticantes ser feminino ajuda muito a promover a modalidade, não só porque existem competições de senhoras, como também dos denominados pares mistos”.
“A progressão do desporto tem sido tal que, todos os meses, têm aberto instalações com campos de Padel, pelo que a cobertura nacional é praticamente total”.
“Ao nível profissional, realiza-se o denominado Circuito Nacional, que é composto por cerca de trinta e nove provas, com prize money, onde participam também jogadores estrangeiros. A par disso realizam-se inúmeros torneios, competições de equipas, de clubes, de empresas, de jovens”, enumera o vice-presidente.
Uma tendência atual, mas uma modalidade antiga
Tudo começou em 1969 “quando Enrique Corcuera, num campo de Ténis que precisava de ser murado, construiu o primeiro campo de Padel, na sua casa de Acapulco, no México”, conta o vice-presidente da FPP.
“Foi Corcuera quem definiu as dimensões de jogo e o regulamento que rege a modalidade. Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel)”, esclarece.
Agora que já sabes tudo o que precisavas de saber já não há desculpas! Calça os ténis, agarra na raquete e joga nos campos de Padel em Lisboa que a Mygon enumerou a pensar em ti!