No dia mundial da alimentação a Mygon convida a viajar pelos sabores do mundo sem sair de Lisboa!

10 Pratos típicos da gastronomia mundial que tem de provar!

Dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, e para celebrar este dia a Mygon, o guia local mais completo do mercado, sugere 10 pratos que tem de provar, numa viagem pela gastronomia mundial sem precisar de sair de Lisboa.

1. Paella, Espanha
É sem dúvida o prato típico mais famoso de Espanha. Preparado originalmente com arroz, azeite e açafrão, depois de ganhar fama no litoral do país, a receita foi incrementada com ingredientes à base de frutos do mar, como camarão, lula, mexilhão e polvo. Dependendo da região onde for preparado, o prato pode ter ainda pedaços de frango, carne de porco e muita pimenta. Para degustar uma boa paella ao som das sevilhanas pode visitar a Taberna Ibérica.

2. Moussaka, Grécia
A caçarola grega que mais parece uma lasanha italiana, onde são colocadas camadas de ingredientes num molho especial de queijo béchamel, com carne moída de cordeiro e beringela. O nome Moussaka não é de origem grega mas sim árabe, e possivelmente também será esta a origem do prato, contudo, foram os gregos que lhe deram a fama, o sabor e a forma atual. Para provar os sabores da Grécia basta ir à Madragoa e entrar no Ilhas Gregas.

3. Masala Dosa, Índia
Parece mais um crepe, mas esta massa fininha que veio da Índia é feita com arroz e lentilhas, temperada ainda com purê de batatas cozidas e cebola frita, servida com uma dose generosa de chutney com alho. Esta e muitas outras especialidades da cozinha indiana para descobrir no restaurante Shapla.

4. Pho Pu, Vietname
O prato dá nome também ao restaurante que fica na Mouraria, o Pho Pu, aqui encontra a famosa sopa vietnamita composta de massa, carne e ervas diversas que a tornam este petisco suculento numa refeição completa e saudável.

5. Locro, Peru
O ensopado preparado com abóbora, feijão e milho e tem pedaços de carne e ervas como complemento, muito procurado por turistas, é prato típico não só no Peru como também na Argentina ou no Equador. Em Lisboa, pode provar esta e outras iguarias no Qosqo, numa decoração que o leva até ao cenário grandioso de Machu Pichu.

6. Dim Sum, Chinesa
A história e a evolução do Dim Sum mostram novas tendências no rejuvenescimento da comida chinesa na sociedade ocidental, curiosamente com uma pitada de influência portuguesa a datar do século XVIII. Dim Sum é uma espécie de petisco ao estilo cantonês, pequenas porções dos melhores sabores e combinações, típicas de Guangzhou, cidade no sul da China, também conhecida pelo nome de Cantão. Em Lisboa, as opções são variadas, entre elas o Grande Palácio Hong Kong onde pode degustar várias especialidades da comida cantonesa.

7. Alfajor, Argentina
Doce composto por duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro. Muito popular na Argentina, o doce é considerado um ícone da cultura do país, onde são consumidos cerca de seis milhões de alfajores todos os dias. Uma iguaria deliciosa que em Lisboa pode provar no Café Buenos Aires.

8. Solyanka, Rússia
Feita com vegetais e carne ou peixe a sopa Solyanka ganha um gosto marcante quando são adicionados os pepinos cozido. Na receita vão também a smetana, um creme de leite azedo, azeitonas, cogumelos e muitos temperos. Para provar este prato típico não precisa de ir à Rússia, basta ir até à Avenida da Liberdade e visitar o restaurante Stanislav.

9. Mole Poblano, México
Nas receitas antigas, os ingredientes são mais de cem, hoje são poucos os cozinheiros que se arriscam a seguir a receita do início ao fim. Este é o Mole Poblano, uma das receitas mexicanas mais tradicionais e complexas de se fazer. A especialidade culinária é um molho especial feito com especiarias e chocolate, que cobre pedaços de frango, peru ou carne de porco. Esta espécie de guisado utiliza diversos tipos de pimenta, amêndoas, passas, cravo, salsa, alho, canela e chocolate amargo.
Um prato ancestral que pode experimentar no Las Ficheras.

10. Pot-au-feu, França
No bom português, pot-au-feu quer dizer panela no fogo e na linguagem culinária pode ser apresentado como carne de panela. Por cá também temos a nossa carne de panela e com vários complementos, mas segundo contra, em França a receita tem um sabor todo especial, por ser preparada com ingredientes tipicamente franceses e de um jeito único. O ensopado de bife é acompanhado por vegetais de raiz e especiarias. Tradicionalmente, os cozinheiros peneiram o caldo para servi-lo separadamente da carne. França não é longe mas se quiser descobrir o que este guisado tem de especial sem sair de Lisboa, pode visitar o La Parisienne.

As opções são muitas e pode encontrar todas estas sugestões de restaurantes, informações de preçários na Mygon, e ainda aceder às campanhas disponíveis, sem necessidade de reserva ou impressão de vouchers e usufruindo do serviço no momento. No dia mundial da alimentação, descubra os sabores do mundo através do guia local mais completo.