Os 6 melhores locais para degustar dim sums – Lisboa

Dim Sum, depois dos Chop Suey e dos Chow Mein – a nova comida chinesa, perdão, cantonesa!

A história e a evolução do Dim Sum mostram novas tendências no rejuvenescimento da comida chinesa na sociedade ocidental, curiosamente com uma pitada de influência portuguesa a datar do século XVIII.

Apesar de todo o burburinho em redor da expressão, ainda não sabe o que é?
Reconheceria chop suey ou chow mein em qualquer menu mas, ainda não identifica dim sum?
Nós já descobrimos e promete-se muito sabor e história cantoneses. Cantoneses e não só, pois cada região chinesa tem a sua própria tradição de Dim Sums.

Dim Sum é uma espécie de petisco ou tapa, mas ao estilo cantonês. São pequenas porções dos melhores sabores e combinações, típicas de Guangzhou. Esta cidade no sul da China, na região de Guangdong,  é também conhecida pelo nome de Cantão.

Curiosamente, por tradição, são servidos com chá desde a rota das sedas, para que os viajantes pudessem descansar. “Yum cha” era a expressão que dizia “beber um chá”, mas que na realidade queria dizer “comer dim sum”.

(Poderá ver em alguns menus a expressão dianxin, que é o equivalente em Mandarim.)

Os Dim Sums podem ser doces ou salgados e cozinhados de diversas formas: cozidos a vapor, fritos ou assados.

Alguns apreciadores dizem que os tradicionais dim sums têm sofrido com as influências e as tendências de fusão da gastronomia atual. A globalização terá uma “palavra a dizer” neste aspeto, mas sendo que tradicionalmente são cozidos a vapor tornam-se mais saudáveis que a cozinha chinesa que conhecemos outrora.

Os tipos de dim sum que pode encontrar:

1.  E é aqui que entra a influência portuguesa com as tartes de ovo, inspiradas nos pastéis de nata. O fato de Guangzhou estar na Rota das Sedas, torunou-a ponto de passagem de muitos portugueses e isso levou alguma da nossa influência.

2. Dumplings cozidos a vapor – pequenos pastéis, semelhantes aos raviolis, mas de massa de arroz. O recheio é variado: Gambas, Porco, Vaca, Legumes, etc.

3. Pães – pequenos pães brancos com conteúdos diversos – vegetais, galinha, porco com molhos deliciosos.

4. Croquetes Fritos – De todos os géneros, habitualmente fritos na frigideira de um dos lados para que a massa se una e não deixe fugir o recheio.

5. Noodles, Arroz  e Wraps – folhas de Lodão, folha de Dão fu e outras iguarias são usadas nestas especialidades. Aconselhe-se com o colaborador do restaurante de dim sums, pois nem todas as folhas são comestíveis.

Onde degustar alguns dos mais saborosos dim sums:
(Clique nos nomes para saber mais.)

1. Dim Sum Park – Telheiras
2. Dinastia Tang – Marvila
3. Yum Cha Garden II – Campo de Ourique
4. Grande Palácio Hong Kong – Arroios
5. Estoril Mandarim – Estoril
6. Dim Sum Oeiras – Oeiras

Conhece outros? Deixe-nos as suas sugestões!