Dia Internacional da Comida Picante: Os 10 Melhores Restaurantes Indianos de Lisboa e Porto

Dia 16 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Comida Picante. Há quem adore este estilo de comida, outros nem tanto.

Cardamomo, Tamarindo, Cominho, Pimenta, Açafrão. Estas são algumas das especiarias usadas na cozinha indiana, popular pelo uso de vários temperos picantes e condimentos exóticos. A comida indiana, conhecida por ser uma das mais picantes do mundo, é apreciada por muitos e há até quem defenda que traz vários benefícios para a saúde.

Se és também fã de “Spicy Food”, fica a conhecer os melhores Restaurantes Indianos de Lisboa e Porto!

Lisboa

The Darjeeling Express

The Darjeeling Express é um dos mais recentes restaurantes indianos em Lisboa. Inspirado em Wes Anderson, destaca-se por servir comida caseira com ingredientes frescos e de qualidade. O proprietário Mirza Cassamo é português, tem pai indiano e mãe moçambicana. Graças às suas influências, Mirza quis abrir um restaurante com receitas familiares ricas em sabores autênticos. The Darjeeling Express tem lugar para 26 pessoas e destaca-se pela sua moderna decoração industrial vintage, pouco comum em restaurantes indianos.

The Darjeeling Express

Costa do Malabar

Tal como o próprio nome indica, este restaurante é especializado na cozinha típica da costa sudoeste da Índia. Dosas (panquecas de arroz e lentilhas), Puttuu (cilindro de arroz cozido a vapor com camadas de côco) ou Parottas (pão achatado com manteiga ghee) são algumas das especialidades que aqui se pode provar. Apesar da comida não ser tão picante como noutras regiões, este é um dos principais indianos de Lisboa que merece total atenção.

Costa do Malabar

Tamarind

Tamarind é o restaurante indicado para quem procura boa comida goesa ou indiana. Karahi Chicken, Caril de Gambas e Chicken Tikka Masala são alguns dos principais pratos que aqui se pode experimentar. Decorado em tons de rosa e azul, o ambiente do restaurante destaca-se por ser acolhedor e intimista. Se és fã deste estilo de comida, este é um restaurante que deverás visitar.

Tamarind

Bengal Tandoori

Localizado na zona da Avenida da Liberdade, este é um restaurante indicado para quem gosta de uma ementa rica e saborosa. Bengal Tandoori propõe trazer aos portugueses os melhores sabores e aromas do Bengala Ocidental, um estado do oeste da Índia. Chicken Chilly, Tandoori Misto e Prawn Chilly (camarão com molho de cebola, pimento e tomate com soja preta) são algumas das especialidades da casa.

Bengal Tandoori

Kerala

Kerala é um dos mais recentes indianos em Lisboa, onde são apenas servidos pratos da região sul da Índia que dá nome ao restaurante. Aqui a comida é, inclusive, servida em folha de bananeira, como se vê em Kerala. Localizado em Campo de Ourique, neste restaurante poderás encontrar as mais variadas especialidades indianas: Chamuças, Caril, Tandoori ou Pappadums. Há também opções vegetarianas.

Kerala

Porto

Mendi

Sendo o restaurante indiano mais antigo do Porto, o Mendi não poderia faltar nesta lista. Caracterizado pelo seu ambiente intimista e pela sua autenticidade de sabores, o restaurante Mendi abriu há mais de 20 anos e continua a conquistar clientes. Aqui é possível saborear o melhor da gastronomia da Índia, sobretudo da região Norte. Caril, Mango Lassi (batido de manga e iogurte) ou Kulfi (gelado tipicamente indiano) são algumas das especialidades que poderás encontrar no Mendi, um dos principais e mais conhecidos indianos da cidade do Porto.

Mendi

Real Indiana – Foz do Douro

Além do restaurante da Foz, o Real Indiana têm também outros espaços no Porto, Gaia e Lisboa. Mais do que um conjunto de restaurantes, o Real Indiana é um projeto que procura trazer aos portugueses o ambiente e cultura da Índia. Inspirado na verdadeira cozinha tradicional indiana, especialmente do estado de Pujab, aqui é possível saborear pratos ricos à base de especiarias e temperos naturais e exóticos.

Real Indiana – Foz do Douro

Portugandhi

Caracterizado pelo seu ambiente acolhedor e elegante, o Portugandhi situa-se na zona do Marquês e é um dos principais indianos do Porto. As refeições são apresentadas de forma criativa e resultam de uma fusão entre o tradicional e alguns toques contemporâneos. Se és fã de comida indiana, este é um local obrigatório a conhecer.

Portugandhi

Thali – Aromas e Sabores da Índia

Rico em aromas e sabores indianos, tal como o próprio nome indica, o restaurante Thali garante uma verdadeira e autêntica viagem gastronómica até à Índia. O Peshwari Naan, pão típico indiano doce recheado com amêndoas e coco, é uma das especialidades mais famosas da casa. O restaurante localiza-se na Rua da Fábrica, em plena baixa do Porto.

Thali – Aromas & Sabores da Índia

Indian Tandoori

Situado em Campanhã, o Indian Tandoori serve o melhor da gastronomia indiana. Além das especialidades mais conhecidas, como Caril e Chamuças, o restaurante dispõe também de opções vegetarianas. O espaço é acolhedor e informal. Para quem gosta de boas especialidades indianas, vale a pena a visita.

Indian Tandoori

Aqui está, dez lugares que te garantem uma verdadeira viagem até à Índia! Conheces mais restaurantes indianos em Lisboa e/ou no Porto? Deixa as tuas sugestões aqui.

Se és fã deste estilo de comida, aproveita este dia para experimentares um novo restaurante! Feliz Dia Internacional da Comida Picante!