Geocaching: Descobrir Portugal e o Mundo através do GPS!

Para que consigas explorar o nosso país da melhor forma possível a Mygon decidiu apresentar-te o Geocaching. Através da perspetiva do responsável pela Geocacherzone, Nuno Veríssimo,  “a única empresa especializada em Geocaching no território nacional”.
Para ele “o Geocaching é uma forma de estar na vida, uma forma diferente de descobrir os recantos de Portugal e do mundo”.

Como tudo funciona:

Para praticar precisas apenas de duas coisas: um equipamento com GPS e conta em geocaching.com. Mas atenção, existem regras: sempre que encontrares uma cache (recipiente) deves recolher algo que se encontre nela e trocar por uma coisa que te pertença, que seja de igual ou maior valor. Depois deves escrever algo sobre a tua experiência no bloco de notas que lá se encontra. Por fim, regista a tua aventura no site. Como vês é simples! Podes encontrar caches em qualquer lado, tanto na cidade como na montanha, de diferentes formas e tamanhos. E para que tudo se torne mais interessante a dificuldade também difere.

Um pouco de história

“O Geocaching começou no início de maio de 2000 no Estados Unidos, quando Bill Cliton “liberalizou” a utilização do sinal de GPS“, explica Nuno Veríssimo. Foi no dia “3 de maio de 2000 que Dave Ulmer decidiu esconder uma pequena lata de feijões no mato com alguns objetos de troca e um livro de registos. Depois publicou as coordenadas dessa localização na Internet e assim nasceu o Geocaching“, conta o amante desta atividade.

Já no nosso país, a situação foi um pouco caricata com “a publicação de uma Geocache, em fevereiro de 2001, que nunca existiu”. Cerca de 5 meses mais tarde “foi publicada a 21/07/2001 uma Geocache tradicional na Ilha da Terceira e uma Geocache virtual em Lisboa”. Mas “a primeira cache física oficial em Portugal Continental apareceu em Mafra a 11 de setembro de 2001”, sendo neste momento considerada “a Geocache mais antiga e ativa em Portugal Continental”, completa o responsável pelo site Geocacherzone.

Geocaching
Cache

Objetivos do Geocaching

Este hobbie mudou a forma de estar na vida de Nuno Veríssimo. “Deixei de estar sempre sentado a uma secretária e passar o fim de semana em casa em frente ao sofá. Agora é difícil ter um fim de semana livre sem atividades e eventos relacionados com o Geocaching”, revela. Acabou ainda por descobrir uma nova paixão, a caminhada.

E não é o único! Existem muitos praticantes que planeiam as suas férias em função do Geocaching. Ao visitarem “determinados pontos de Portugal e outros países com o intuito de encontrar Geocaches” conseguem “dessa forma descobrir os recantos do local onde se deslocam”, afirma.

“O principal objetivo do Geocaching é levar-nos a descobrir um local, seja ele de valor histórico, arquitétónico, turístico ou simplesmente uma vista deslumbrante (…). O container, geocache, é apenas um “acessório”. A desculpa (ideal) para nos deslocarmos até aquele local ou aventura”, remata Nuno Veríssimo.

Se ainda estás com dúvidas sobre se deves ou não experimentar é agora o momento de as desfazeres. Se gostas de natureza, procuras aventura e descobrir novos locais este é o espírito. Do que é que estás à espera?

Com a nossa app podes encontrar várias atividades de cultura e lazer que se adequam às tuas necessidades e ao melhor preço. Boas descobertas! E já sabes partilha tudo com a Mygon!