5 Locais ideais para ler um livro em Lisboa!

“Se fosses para uma ilha deserta o que levarias?”. Se um livro faz parte da resposta então estas sugestões  são para ti!

É certo que quem gosta de ler não precisa de um local especial para o fazer. No autocarro ou no caminho para o trabalho, na fila do supermercado, na sala de espera do consultório… Qualquer sítio parece ser o ideal para folhear mais uma página. Mas há sítios especiais e capazes de tornar aquele livro que já é tão bom numa história ainda melhor.

No mês em que se realiza mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa, a Mygon selecionou cinco locais ideais para desfrutar da companhia de um livro.

Ler Devagar

Se há atividade que rima com tempo, calma e descontração, é ler. Quem entra neste espaço em Alcântara, percebe de imediato que o local transmite o estado de espírito do nome, aqui é mesmo para Ler Devagar e deixares-te envolver pela imaginação. Nesta livraria que já está entre as 10 mais belas do mundo, há uma bicicleta voadora e paredes forradas por milhares de livros. Para além de um espaço repleto de livros a Ler Devagar acolhe uma programação regular de atividades culturais (lançamentos, exposições, teatro, música).

Pois, Café

Numa das zonas mais turísticas de Lisboa, em Alfama junto à Sé, está o Pois, Café. O nome nasceu da graça que duas austríacas acharam à palavra “pois” que os portugueses tantas vezes dizem. Com um ambiente familiar, quem aqui entra sente-se como se estivesse em casa, há sofás e mesas inspiradas em cidades que lhes dão nome, onde pode repousar e deixar as horas passar viajando pelas estórias dos livros. Se vieres sem livro, aqui há muitos à disposição, mas se quiseres levar um para casa tens de deixar outro em troca. Ao juntarmos as especialidades austríacas bem doseadas com o sabor português temos o local perfeito para passar bons momentos.

Chiado Clube Literário

Fica na Avenida da Liberdade este espaço que pertence à Chiado Editora. O Chiado Clube Literário & Bar reúne num só espaço os conceitos de livraria, bar e clube literário. Nas estantes existem mais de duas mil referências, devidamente dispostas por temáticas, tanto da Chiado Editora como de outras editoras. Podes ler os livros ali mesmo, consultá-los apenas ou até comprar. O espaço, composto por sofás, mesas de apoio com candeeiros, convida à evasão na leitura e apesar do ambiente de biblioteca, há sempre música ambiente. Podes acompanhar a leitura com uma bebida e existem também algumas opções leves para petiscar. Este é também um espaço pensado para receber fóruns de poesia, workshops de escrita criativa e lançamentos.

Aqui há Gato

É o primeiro cat café em Portugal e fica na Calçada da Estrela, em pleno coração da capital. Bruno, Bruna, Tomé, Tâmara, Baguete e Nessie, são os “donos” do espaço e a prova de que o nome é mesmo verdade. No Aqui há Gato prepara-te para fazer umas festas enquanto lês um livro ou bebes um café. O espaço está dividido em duas zonas, a cafetaria e a biblioteca, mas quase que não vais notar porque é apenas um vidro que o separa. Isto porque a legislação portuguesa impede a presença de animais em espaços públicos de alimentação. Há romances, livros infantis, em português, inglês e de receitas, dispostos em móveis antigos que pertenceram à família dos donos.

Cabine de Leitura

Situada na Praça de Londres, esta é uma cabine telefónica muito especial e nada convencional. Trata-se de uma cabine telefónica inglesa transformada numa minibiblioteca livre. A Cabine de Leitura é uma iniciativa comunitária e funciona com uma lógica simples: quem vem traz um livro e leva outro para ler. Se tiveres livros que já não utilizes, podes partilhá-los nesta cabine, onde há livros para todas as idades.

Nada melhor que um bom lugar para ler um bom livro, não é? Segue as sugestões da Mygon e escolhe um destes espaços para te desligares do mundo!