Pronto para fugir? Conheça os Escape Games em Lisboa e Porto

Imagine-se fechado dentro de uma casa. Tudo que tem de fazer para sair é juntar pistas, resolver enigmas, desvendar mistérios. É este o mote dos Real Escape Games que a Mygon lhe sugere para este Halloween.

Tudo começou com Agatha Christie. A escritora britânica despertou a curiosidade dos seus leitores para o mistério e a resolução de enigmas. Em 1988, John Wilson conta no seu livro “Behind closed doors” a primeira história de fuga de um quarto pela descodificação de mensagens. Mas foi só no século XXI que os Escape Games chegam aos videojogos: surgiu em 2001 o MOTAS (Mystery of Time and Space), a que se seguiram “Crimson Room”, “Viridian Room” e “Droom”.

Em 2007, o japonês Takao Kato teve a ideia de transformar os Escape Games virtuais em realidade. Organizou um evento com o primeiro “live room escape game” em Quioto que teve muita adesão. Rapidamente os Escape Games tornaram-se populares no Japão, Taiwan, China e Singapura. Em 2013 chegam à América do Norte, Austrália e Europa. Nos Estados Unidos, o jogo já deu origem ao programa de televisão “Race to Escape”. A Portugal, os jogos chegaram no Verão de 2014 e já proliferam nas cidades de Lisboa e Porto.

Mas o que têm estes jogos de especial?

Aqui os participantes são fechados dentro de uma casa e para alcançarem de novo a liberdade têm que responder a um conjunto de desafios: encontrar objetos, decifrar enigmas, montar puzzles, encontrar pistas. Tem a oportunidade de se tornar detetive por um dia, ou melhor, por uma hora: tem apenas 60 minutos para tentar escapar.

Nos Escape Games a força física não resolve problemas. Aqui procura-se capacidade de raciocínio, resolução de problemas, espírito de equipa e alguma persistência. Um jogo divertido, aliviador de stress e que tem sido procurado por muitos grupos de amigos e empresas como atividade de team building.

Deixamos-lhe 10 sugestões de Escape Games em Lisboa e Porto. Neste momento pode encontrar campanhas Mygon para experiências na The Escape Hunt Experience, Scapers Lisbon Real Escape e Escape Challenge no Porto.

Pronto para a aventura? Se conseguir escapar, depois conte-nos a sua experiência.