15 das Melhores Casas de Fado em Lisboa

Ele há coisa mais portuguesa que um fado acompanhado de petiscos portugueses?

A Mygon, para celebrar o dia de Portugal, desenhou um roteiro que não pode perder com algumas das mais tradicionais, antigas e deliciosas Casas de Fado em Lisboa. Perca-se nas ruelas e bairros lisboetas, reviva os séculos passados dos nossos poetas nas vozes dos nossos fadistas e ao som do trinar da guitarra portuguesa. Um Dia de Portugal bem português.

Casas de Fado em Lisboa é uma tradição exibida com orgulho em qualquer guia turístico. Atualmente já não é um gosto dividido pela idade e podem ver-se as casas de fado em Lisboa repletas de juventude!

1 – Café Luso – Travessada Queimada, 10

2 – Faia – Rua da Barroca, 54-56

3 – Senhor Vinho – Rua do Meio à Lapa

4 – Duetos da Sé – Travessa do Almargem, 1B

5 – Adega Machado – Rua Norte, 91

6 – A Severa – Rua Das Gáveas

7 – Tasca do Chico – Rua dos Remédios, 83

8 – Casa de Linhares – Rua de São João da Praça

9 – Clube de Fado – Rua de S. João da Praça, 92-94

10 – Dragão de Alfama – Rua Guilherme Braga, 8

11 – Marquês da Sé – Largo do Marquês Lavradio, 1

12 – Mesa dos Frades – Rua dos Remédios, 139 A

13 – Parreirinha de Alfama – Beco do Espírito Santo, 1

14 – Tasca do Jaime d’Alfama – Rua de São Pedro, 40B

15 – Taverna Del Rey – Largo do Chafariz de Dentro

MF – Museu do Fado – Largo do Chafariz de Dentro

Outras Curiosidades:

O fado é um estilo musical único, só português. Em 2011 foi eleito Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO e isso muito nos orgulha! Os nossos fadistas e a guitarra portuguesa agradecem! Muito se especula sobre a origem do fado. Em latim o fatum dá origem ao “triste fado”, isto é, destino. Mas alguns indicam a sua origem como sendo Moura e sediada na Mouraria, mas não há evidências históricas dessa teoria.

Por outro lado, não é esquecida a origem escandinava da palavra fado, Fata. Fata, que significa vestir, terá dado origem, no francês antigo, a fatiste, ou poeta. Mais uma vez não há provas da veracidade dessa teoria.

O Museu do Fado é muito claro quanto à origem oitocentista do fado, associado às classes baixas, à marginalidade, aos “ambientes frequentados por prostitutas, faias, marujos, boleeiros e marialvas.” in http://www.museudofado.pt/

Sinta a melancolia lusa nas vozes dos fadistas que ainda alimentam esta tradição nas ruas típicas dos bairros de Lisboa. De Alfama à Madragoa, passando pelo Bairro Alto, os aromas da comida tradicional portuguesa esperam por si nas Casas de fado em Lisboa.